Celulose Notícias

Fibria faz campanha de prevenção de incêndios florestais em MS

Com o tema: “Vida e Fogo não combinam – Evite e Denuncie Incêndios Florestais”, a ação visa conscientizar a comunidade sobre os riscos das queimadas

fibriafabricatl1

A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, mantêm o constante monitoramento de suas florestas e ações que fomentem a prevenção e o combate aos incêndios florestais. Em Três Lagoas (MS), a unidade apoia e integra a quinta edição da campanha de prevenção e combate a Incêndios florestais, realizada pela Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas em Mato Grosso do Sul (Reflore/MS).

De acordo com dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Mato Grosso do Sul é considerado o terceiro Estado no ranking de incidência de queimadas e focos de incêndio do país, com 10,6 mil focos registrados somente em 2016.

A campanha, que trabalha a tema: “Vida e Fogo não combinam – Evite e Denuncie Incêndios Florestais”, visa conscientizar as comunidades sobre os riscos causados pelas queimadas. “Estamos em uma área cercada por florestas e pastos e a atenção contra os focos de incêndios deve ser constante. Em épocas de estiagem redobramos a nossa atenção e pedimos para que a comunidade faça o mesmo. As queimadas agridem a vida em sua totalidade, ou seja, prejudicam o meio ambiente, a biodiversidade e a saúde”, diz o gerente-geral de Operações Florestais da Fibria, Tomás Balistiero.

Por esta razão, a Fibria conta com uma equipe de emergência, formada por 47 brigadistas, que participam constantemente de treinamentos, reciclagens, capacitações e simulados com foco em gestão e atualização das técnicas para a prevenção e combate a incêndios.

Esses profissionais realizam a cobertura dos 346 mil hectares de área florestal da Fibria, sendo que desse total, cerca de 100 mil são compostos por áreas de preservação permanente. “Em nossos treinamentos reforçamos tanto a questão da agilidade no combate ao foco como também a gestão daquela ação. Hoje nossas equipes estão estrategicamente posicionadas e conseguem atender rapidamente os chamados, evitando que um foco se transforme em um incêndio de grandes proporções”, diz o coordenador de Silvicultura, Deyvid Prado.

banner-noticias (002)

Para reforçar a atuação no combate a incêndios florestais e garantir a segurança dos brigadistas, a equipe conta com equipamentos modernos que contempla Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), capacete termoplástico, óculos de proteção anti-risco e anti-embaçamento, capuz em malha de aramida, luvas em vaqueta com forro, macacão de combate com forro e botas anti-chamas.

A partir de um modelo inovador no Mato Grosso do Sul, a empresa ainda conta com torres de observação equipadas com câmeras que identificam qualquer mudança na paisagem (aparecimento de fumaça ou de veículos, por exemplo). Os dados captados são transmitidos em tempo real para uma sala de controle. Caso haja um alerta, a brigada de incêndio é acionada, permitindo um rápido deslocamento até o local minimizando possíveis danos à floresta.

Por meio do canal Fale com a Fibria, a comunidade pode informar sobre ocorrências de incêndios em florestas de eucalipto ou nativas nas áreas da empresa. A ligação para o número 0800 642 8162 é gratuita.

jornaldiadia.com.br