Notícias Tissue no Mundo

FiberDry: flexibilidade e produtividade para o setor de mantas de fibra de vidro

Conceito modular permite a configuração ideal para cada cliente e grande flexibilidade para a produção

Com o FiberDry, a Voith oferece um sistema flexível e eficiente para aplicações de secagem utilizados na fabricação de mantas de fibra de vidro. Suas características tecnológicas garantem maior qualidade à manta de fibra de vidro, além de maior disponibilidade, produtividade e segurança comparado aos convencionais sistemas de secagem de fabricantes de mantas de fibra de vidro.

Graças ao seu amplo know-how e à sua experiência de longo prazo no processo de secagem do setor papeleiro, o novo sistema FiberDry da Voith oferece uma secagem eficiente de mantas de fibra de vidro. A Voith oferece o suporte completo aos clientes, desde as primeiras consultorias, passando pela instalação, comissionamento, otimização de futuras variantes do produto, até serviços completos para todos os componentes do sistema.

Com o FiberDry, a Voith se tornou a única fornecedora do mercado a aliar a convecção à secagem por infravermelho. Isso permite explorar as vantagens da secagem por infravermelho para superar as limitações físicas da secagem por convecção e assim produzir o melhor resultado graças à combinação dessas duas formas de transferência de calor.

Considerando a variedade das necessidades e aplicações dos fabricantes de mantas de fibra de vidro, a Voith oferece este novo secador como um conceito modular de alta flexibilidade. Graças a uma combinação personalizada de módulos e conceitos de secagem, o FiberDry pode ser adaptado com precisão às necessidades de cada fabricante de mantas de fibra de vidro para garantir os melhores resultados para o produto.

Opcionalmente, também é possível instalar um módulo de secagem por infravermelho a montante com o objetivo de garantir uma alta intensidade de secagem logo no início do processo, o que aumenta tanto a qualidade da fibra de vidro como a produtividade do secador como um todo. Isso também minimiza o entupimento dos secadores de ar devido à presença de fibras dispersas e agentes de ligação, garantindo maior disponibilidade para o sistema. Graças ao seu projeto modular, os diferentes sistemas são independentes entre si, o que permite garantir a continuidade da produção mesmo em caso de algum mau funcionamento, como um defeito em um queimador.

Além do seu conceito modular, os clientes também se beneficiam de outras excepcionais funções, como o ajuste de largura da manta – que, além de garantir uma secagem uniforme da fibra de vidro em produtos de diferentes larguras, também reduz o consumo de energia. Devido ao seu exclusivo conceito de isolamento, o FiberDry oferece a máxima capacidade de vedação ao longo de toda a sua vida útil.

O FiberDry não precisa ser instalado apenas em sistemas novos, podendo também ser adaptado em instalações existentes. A adaptação de um módulo de secagem infravermelho personalizado pode garantir um aumento significativo no desempenho de toda a linha, além de substanciais melhorias de qualidade. Além disso, os aquecedores infravermelhos individualmente ajustáveis podem ajudar a melhorar o perfil de umidade transversal da manta, homogeneizando as diferenças de umidade provocadas pelos sistemas existentes de secagem (com secagem excessiva nas bordas e deficiente no centro da manta). Por fim, a adaptação da unidade vibratória VibroBeam oferece uma significativa melhora na qualidade da manta de fibra de vidro produzida.

Sobre o Grupo Voith

O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global. Com seu amplo portfólio de sistemas, produtos, serviços e aplicações digitais, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, petróleo e gás, papel, matérias-primas, e transporte e automotivo. Fundada em 1867, a empresa atualmente tem mais de 19.000 colaboradores, gera € 4,2 bilhões em vendas e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a coloca entre as grandes empresas familiares da Europa.

A Divisão do Grupo Voith Paper integra o Grupo Voith. Como uma fornecedora completa do setor papeleiro, ela fornece a maior gama de tecnologias, serviços, componentes e produtos do mercado, oferecendo soluções de uma única fonte aos fabricantes de papel. A contínua sequência de inovações da empresa leva a produção papeleira ao próximo nível, viabilizando uma produção de papel que preserva recursos. Sob o conceito Servolution, a Voith oferece a seus clientes soluções de serviços feitos sob medida para todas as seções do processo produtivo. O conceito Papermaking 4.0 da Voith garante a interconexão otimizada dos equipamentos, e a segurança no uso dos dados gerados permite aos fabricantes de papel aumentar a disponibilidade e eficiência de suas fábricas.

Graças à sua significativa flexibilidade e disponibilidade, o FiberDry da Voith é o sistema de secagem ideal para o setor de mantas de fibra de vidro.

Comente com Facebook

Comentários