Coronavírus Notícias Tissue na América Latina

Familia, Suave e Scott são marcas líderes na Colômbia

Segundo a Euromonitor, três empresas fornecem 70% do mercado de papel higiênico, que registrou aumentos de até 26% na demanda

A quarentena obrigatória para impedir a disseminação da Covid-19, que começou em 25 de março e vai até 26 de abril na Colômbia, provocou um fenômeno de oferta de produtos nos quais o papel higiênico é o protagonista. Segundo dados da Nielsen, nos primeiros dias do mês passado, houve aumentos de 26% na demanda pelo produto.

Na Colômbia, esse mercado é liderado pelo Grupo Familia, cujo principal acionista é a empresa sueca Essity. Com a marca Familia, a empresa domina 42% de um mercado que, no ano passado, movimentou US$ 317,4 milhões no país e deve movimentar US$ 392,8 milhões até 2024, segundo informações do Euromonitor.

grupo-familia-face

“É uma participação de mercado muito importante”, disse Andrés Felipe Gómez, presidente do Grupo Familia, que confirmou no mês passado, na categoria de papel macio, que inclui papel higiênico, guardanapos, toalhas de cozinha e lenços, que a empresa participou uma demanda superior a 10.000 toneladas de produtos no mercado local e registrou um aumento de 22% na demanda por esses produtos.

Papeles Nacionales SA

A empresa é seguida, com 11,1% de participação, pela Suave, marca de papel higiênico produzida pela Papeles Nacionales SA, empresa do canadense Kruger, que possui sua unidade de produção localizada em Cartago (Valle del Cauca); e com 9,8% do mercado de papel higiênico aparece Scott, da marca Kimberly-Clark.

Juan Felipe Isaza, gerente da Kimberly-Clark na Colômbia, garantiu que, dadas as medidas de prevenção e contenção contra a Covid-19, que incluem distanciamento social e quarentena obrigatória, “houve um aumento direto na demanda por produtos de higiene pessoal”. Segundo Isaza, entre as estratégias implementadas pela empresa para atender ao aumento da demanda por esses produtos estão a aceleração da produção e a realocação de estoques.

Kimberly-Clark- Polo AcrílicoNa foto:Fpoto;Alberto Coutinho/GOVBA

Scott também lidera outro segmento de produtos de papel macio: o de papel de cozinha ou toalhas de papel. Segundo a Euromonitor, a empresa domina 30,4% do mercado, seguida de perto pela Familia, com 29,2% do segmento, e pela Rosal Plus, da Papeles Nacionales, com 4% de participação.

Quanto aos guardanapos, outro produto que também sentiu o impacto de quem busca estocar em quarentena, a marca que lidera o mercado é a Família, com 47% da participação; seguido por Favorita (12%), produzido pela Papeles Nacionales; e Popular, fabricado pela Cartones y Papeles del Risaralda, que detém 7,5% do segmento.

LEIA TAMBÉM: