Examinando o estado do Yankee entendendo o desgaste da lâmina
A indústria de fabricação de tissue é dinâmica com novos ativos em construção, ativos mais antigos que estão envelhecendo e depreciando até o ponto de serem retirados e descartados.
Líderes industriais inteligentes e experientes estão sempre buscando o máximo proveito de seus ativos. Conseguir isso se resume a permanecer competitivo com marketing, nicho de produtos ou ter gerenciamento que o mantém ativo e lucrativo no mercado.
A Kadant trabalha com fabricantes de tissue há décadas e nos últimos anos aprimorou suas habilidades técnicas para manter os fabricantes de tissue com custos competitivos, prolongando a vida útil de seus ativos e os mantendo fora do lixo. Analisando detalhadamente os padrões e ângulos de desgaste das lâminas crepadoras, problemas podem ser previstos e solucionados.
No passado, o fabricante de tissue tinha ferramentas limitadas para manter a operação Yankee sob controle. As ferramentas eram limitadas a:
- Inspeções visuais com lanternas
- Lâmpadas estroboscópicas
- Impressões Nip
- Análise de lâmina usada
- Análise de torque do Yankee
- Amostragem de vibração periódica
- Amostras de folhas
Utilizadas corretamente, essas ferramentas podem ajudar a manter o funcionamento do Yankee. Tecnologias avançadas permitiram desenvolver ferramentas para examinar o estado do Yankee sob condições dinâmicas de funcionamento, incluindo:
- Vibrações dos raspadores em tempo real
- Medidas de espessura de coating do Yankee
- Temperatura e modelagem do perfil do Yankee
- Medições de perfil e ângulo de desgaste da lâmina
A informação de vibração ajuda a reduzir o problema onde a vibração da lâmina crepadora é excessiva e pode levar a danos na superfície do Yankee. A medição da espessura do coating auxilia o programa químico e o gerenciamento de temperatura do Yankee. O perfil do Yankee e a temperatura ajudam no gerenciamento de troca térmica do Yankee. Finalmente, a análise do desgaste da lâmina usada fornece feedback sobre a carga da lâmina, o perfil de umidade e a uniformidade da superfície do Yankee.
As lâminas de crepe e limpeza usadas já estiveram em contato com a superfície do Yankee e qualquer padrão de desgaste incomum é o resultado de fatores que precisam ser abordados para maximizar a utilidade do Yankee e os equipamentos da máquina. Os problemas que podem resultar de um desgaste incomum da lâmina podem ser agrupados em três categorias básicas.
1. Perfil de umidade
- Desgaste e contaminação de vestimentas
- Condição da superfície dos rolos
- Uniformidade da caixa de entrada
2. Carga das lâminas
- Condições do cilindro Yankee
- Mecanismos e equipamentos
3. Feedback da superfície do Yankee
- Desempenho Químico
- Uniformidade de secagem
- Qualidade do crepe
A Kadant desenvolveu o dispositivo de medição Blade View ™ para realizar a análise do desgaste da lâmina rapidamente. O dispositivo é portátil permitindo que as lâminas usadas sejam medidas e analisadas na fábrica ainda no mesmo dia. Os dados gerados são utilizados para calcular a taxa de desgaste, perfis e ângulos de desgaste e comparar os resultados com os dados coletados anteriormente. As informações confiáveis sobre o desgaste das lâminas são uma peça essencial do processo de solução de problemas e do gerenciamento diário do Yankee.