Euromonitor apresenta tendências do mercado de papel tissue
![](https://tissueonline.com.br/novo/wp-content/uploads/2020/09/destacada-padrao.jpg)
Análise
A Euromonitor, empresa de pesquisas independentes, apresenta dados relevantes com as maiores tendências do mercado de papel tissue. O estudo traz o comentário de um de seus analistas de pesquisa para esclarecer os dados mais relevantes do mercado, que possibilitam análises mais precisas e a tomada de decisão com alinhamento estratégico do Marketshare das empresas do segmento.
Dentre as tendências estudadas em sua pesquisa, ela constatou que:
- As vendas globais de tissue atingiram US$ 73 bilhões em 2016
- A América Latina representa 10% do total das vendas globais
- O Brasil é o maior mercado dentro da América Latina, representando 35% das vendas da região
![image1](https://tissueonline.com.br/novo/wp-content/uploads/2017/05/image1.gif)
Brasil é o maior mercado dentro da América Latina
- O Brasil é o país que apresenta a taxa de crescimento mais rápida da região
- 86% das vendas vem de papel higiênico
Elton Morimitsu, Analista de Pesquisa da Euromonitor International, comenta:
“Mesmo com a recente recessão econômica, o brasileiro vem sofisticando suas compras dentro desse mercado. Isso se reflete no aumento do valor de vendas e queda em volume. E o mercado vem respondendo rapidamente, introduzindo produtos premium, como o Duramax na categoria de papel toalha”
![image2](https://tissueonline.com.br/novo/wp-content/uploads/2017/05/image2.gif)
A recessão, entretanto, atingiu o segmento industrial/fora do lar (AFH) brasileiro, que inclui vendas para hotéis, restaurantes, shoppings, entre outros.
Elton comenta: “Com a desaceleração econômica, houve uma queda no consume for a do lar uma vez que os consumidores estão indo menos frequentemente ao foodservice e shoppings. A indústria reagiu reduzindo os custos – algo considerado muito importante uma vez que as transações B2B são caracterizadas por orçamentos mais apertados e menos relevância na diferenciação dos produtos, encorajando os estabelecimentos a escolherem os produtos com preços mais acessíveis”
Segundo Elton, há dois caminhos para os fabricantes no mercado de tissue brasileiro: crescimento por penetração nas categorias existentes e expansão de novos produtos/funcionalidades.
“Apesar de representar o maior mercado da América Latina, o Brasil ainda oferece muitas oportunidades de crescimento. Para se ter ideia, cada brasileiro consome 3,7 mil toneladas de produtos dentro desse mercado ao ano. Isso é um nível muito baixo ao de outros países como EUA, Chile e Argentina – 13,5 mil, 8,4 mil e 5,3 mil toneladas per capita, respectivamente.”
A Euromonitor também estará presente na Tissue World de São Paulo que acontece entre os dias 31 de maio e 02 de junho!