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EUA: Executivos da Kimberly Clark falam sobre estratégia de custos

Descubra por que a administração ainda está otimista de que atingirá suas metas de vendas e lucro para o ano todo.

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Consumo básico gigante Kimberly Clark recentemente postou um retorno encorajador crescimento orgânico de vendas que manteve a empresa na pista com seus planos de expansão modestos para o ano. No entanto, a fabricante de fraldas Huggies e lenços de papel Kleenex sofreu uma rentabilidade mais fraca, uma vez que se esforçou para repassar os custos mais elevados para seus clientes.

Executivos realizaram uma teleconferência com analistas de Wall Street para colocar esses resultados mistos em perspectiva. Abaixo estão alguns destaques dessa apresentação.

Crescimento e participação de mercado

As vendas orgânicas cresceram 2% no trimestre, o que é um bom começo de ano. O desempenho incluiu benefícios de iniciativas de crescimento direcionadas, inovações lançadas nos últimos 12 meses e aumento de investimentos em nossas marcas. – Diretor de Operações Michael Hsu

A Kimberly Clark retornou ao modesto crescimento de vendas após três quedas consecutivas trimestrais. O aumento de 2% incluiu ganhos de volume saudáveis ​​na franquia de fraldas Huggies graças principalmente a preços mais baixos. Uma estação de frio e gripe anormalmente forte, enquanto isso, combinada com cortes de preços para gerar grandes ganhos de volume no segmento de tissue.

Em linhas gerais, os executivos disseram que estavam satisfeitos com as posições de participação de mercado da Kimberly Clark, que se mantiveram ou melhoraram ligeiramente em cada uma de suas oito principais categorias de produtos.

Custos estão subindo mais rápido que os preços

As commodities foram de US $ 175 milhões no trimestre. Agora esperamos que a inflação de custos para o ano inteiro esteja entre US $ 400 e US $ 550 milhões. Isso é de US $ 100 a US $ 150 milhões a mais do que assumimos em janeiro. – CFO Maria Henry

A empresa suportou custos mais elevados de matérias-primas, como celulose. No entanto, dado o ambiente de vendas lento, a administração recusou-se a repassar esses custos para seus clientes. Em vez disso, os preços de venda líquidos eram estáveis ​​ou negativos em cada uma das três principais divisões da Kimberly Clark. No geral, os preços caíram 1%.

As fracas tendências de preços se traduziram em redução da lucratividade. A margem bruta ajustada caiu 3 pontos percentuais, para 33,8% das vendas, e a margem operacional caiu para 17,4% das vendas, de 18,8% no ano anterior. Assim, enquanto os lucros reportados aumentaram 9%, essa melhoria foi principalmente impulsionada por uma taxa de imposto mais baixa. Ganhos de lucro foram de 2% depois de retirar esse benefício.

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 Atualização de Reestruturação

Continuamos a esperar economias de reestruturação de US $ 50 a US $ 70 milhões em 2018, com a grande maioria dessas economias ocorrendo no segundo semestre do ano, à medida que as reduções da força de trabalho aumentam. – Henry

A Kimberly Clark está implementando duas importantes iniciativas de redução de custos no momento, mas nenhuma delas afetou os custos dramaticamente durante o trimestre. Seu programa de eficiência gerou US $ 90 milhões em economias, o que compensou apenas parcialmente o arrasto de quase US $ 200 milhões do aumento dos custos de commodities. Seu plano de reestruturação anunciado recentemente está apenas começando, já que a companhia ofereceu pacotes de desligamento voluntário para a maioria de seus assalariados durante o trimestre. Os executivos esperam que a maioria dos benefícios desses programas de custo ocorra no segundo semestre do ano fiscal.

A perspectiva de 2018

Sabemos que temos mais trabalho a fazer porque continuamos a operar em um ambiente competitivo. Dito isso, nossos resultados do primeiro trimestre e nossos planos daqui para frente me dão mais confiança em nossa meta de crescimento orgânico de 1% para o ano. – Hsu

A Kimberly Clark afirmou que a meta de crescimento para o ano todo exige que as vendas subam 1% para marcar uma pequena melhora em relação ao resultado do ano passado. Lançamentos de produtos inovadores nas franquias Huggies, Kleenex e Depend devem ajudar a defender a participação de mercado no segmento principal dos EUA, enquanto os preços devem subir em mercados emergentes como Europa Oriental e América Latina, onde o crescimento das vendas é mais forte.

Os custos extras de commodities não estavam em seu plano original de 2018, mas a administração disse que eles criaram flexibilidade suficiente em sua previsão para cobrir essa surpresa.

Como resultado, a Kimberly Clark ainda projeta ganhos por ação entre US $ 6,90 e US $ 7,20, para um crescimento entre 11% e 16%. Essa perspectiva supõe que a lucratividade irá melhorar nos próximos trimestres, principalmente graças às iniciativas de redução de custos da empresa.

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Fonte: FOOL

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