Essity reforça seu compromisso com a saúde menstrual por meio de parceria com podcast
Em parceria com o podcast Do Hipotálamo À Vagina, a companhia busca ampliar o acesso a informações sobre saúde menstrual e desmistificam temas como endometriose e HPV
A endometriose atinge 1 em cada 10 mulheres e pessoas com útero no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Essa doença ginecológica se manifesta por meio de dores menstruais muito intensas que se espalham pela pélvis, abdómen ou costas, acompanhadas de fluxos abundantes e, por vezes, vazamentos.
A Essity, líder global em higiene e saúde, por meio da sua marca Libresse, uma das lideranças mundiais em proteção íntima, em seu objetivo de romper barreiras para o bem-estar da população, firma parceria com o podcast Do Hipotálamo À Vagina para abordar temas de saúde, como a endometriose e o HPV, entre outros, em linha com o seu intuito de fornecer informações corretas sobre a saúde menstrual e criar ambientes livres de estigmas.
“Na Essity, estamos comprometidos com a saúde menstrual e, para isso, trabalhamos para garantir acesso a produtos de higiene e saúde, promover acesso à água limpa e saneamento, apresentar informações inclusivas e adequadas sobre o ciclo menstrual, criar ambientes seguros de preconceitos por meio de parcerias, pesquisas e estudos, para ajudar a educar a população sobre como administrar a menstruação e sensibilizando para as necessidades menstruais”, afirma Priscila Ramos, gerente de marketing de Libresse.
Em 2022, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou mais de 10 mil procedimentos hospitalares por conta da endometriose, doença inflamatória provocada por células do endométrio (tecido que reveste o útero). “Uma das teorias que tenta explicar a endometriose sugere que durante a menstruação ocorra um fluxo que se desloca na direção contrária. Essas células endometriais se instalam na cavidade abdominal provocando dores e sangramentos.”, explica a médica ginecologista Nadiessa Dorneles Almeida, apresentadora do podcast.
Alinhada ao pilar de oferecer produtos para a saúde menstrual, a Essity, por meio da marca Libresse, oferece o Adeviso Térmico V-Acalma, uma alternativa natural e sem analgésicos que melhora os sintomas de desconforto abdominal e promove o conforto e bem-estar durante a menstruação. “O adesivo pode ser um grande aliado para pessoas que convivem com esse problema e age em até 20 minutos após a aplicação, com duração de até 12h”, explica Priscila.
PAPILOMA VÍRUS
Além da endometriose, o HPV (papiloma vírus humano) é um dos temas abordados na parceria entre Essity e Libresse e o podcast Do Hipotálamo À Vagina – a infecção sexualmente transmissível (IST) é a mais comum no mundo e está relacionada com mais de 90% dos casos de câncer no colo do útero e no ânus, de acordo com informações do Ministério da Saúde. No Brasil, de acordo com registros do SUS, a taxa de contaminação do patógeno na área genital é de 54,4% nas mulheres que já iniciaram a vida sexual e 41,6% nos homens.
O tratamento médico e supervisão de profissionais de saúde é imprescindível nos casos da doença, que pode causar verrugas genitais, coceiras e irritações na região íntima. A vacina quadrivalente contra o HPV, oferecida pelo SUS, previne essas complicações e pode ser obtida gratuitamente em aproximadamente 38 mil postos de vacinação em todo o país. Os absorventes menstruais da linha Pure Sensitive da Libresse, por não conterem alérgenos, fragrâncias e corantes em sua composição, também podem minimizar os incômodos causados por esse problema.
O podcast Do Hipotálamo À Vagina vai ao ar quinzenalmente, com a apresentação das médicas Nadiessa Dorneles Almeida e Luciana Peres. Os episódios podem ser ouvidos no Youtube e Spotify.