Essity lança tecnologia para controle de odores em papel higiênico no México
A companhia sueca lançou a tecnologia Odor Control com o objetivo de eliminar efetivamente os maus aromas no papel higiênico
Recentemente, a multinacional de higiene e saúde Essity lançou, no México, a tecnologia Odor Control (controle de odores) para papel higiênico, com o objetivo de eliminar efetivamente os maus cheiros no banheiro.
Conforme comentou Paulina Barragán, gerente de comunicação da Essity México e América Latina, o banheiro é um ambiente utilizado e compartilhado por várias pessoas, o que muitas vezes acaba gerando maus odores, comprometendo o conforto e a experiência dos usuários. No México, 100% dos consumidores buscam eliminar os maus odores, por meio de desodorizadores de ambientes, velas ou produtos químicos, mas os cheiros desagradáveis podem permanecer no ar por até dez minutos, gerando incômodos e preocupação.
Nesse contexto, a Essity integrou a tecnologia Odor Control em suas marcas de papel higiênico Regio Just1 e Regio Luxury. A nanotecnologia presente no papel atua em nível molecular para neutralizar e/ou eliminar os maus odores. “As pessoas usam velas perfumadas ou, na maioria dos casos, aerossóis perfumados, que são uma mistura de partículas líquidas ou sólidas dispersas em um gás, que se tornam um dos poluentes mais prejudiciais à qualidade do ar”, comentou Gerardo Romo, diretor de Marketing da categoria Customer Tissue para Essity México e América Central.
Segundo o executivo, a tecnologia é obtida por meio da ação da molécula contra outra molécula, bloqueando os odores ruins e impedindo que eles atinjam os receptores nasais.
SOBRE A TECNOLOGIA
A tecnologia de controle de odores é utilizada para melhorar a qualidade de vida das pessoas e tornar os ambientes mais agradáveis e saudáveis. A Odor Control é uma nanotecnologia utilizada em veículos; refrigeradores e eletrodomésticos; desodorantes e antitranspirantes; calçados e roupas esportivas para controlar o suor; filtros e purificadores de ar; produtos de limpeza doméstica; produtos para animais de estimação; sacos de lixo e até produtos de limpeza para bebês. Apesar de suas múltiplas aplicações, esta é a primeira vez que ela é utilizada em papel higiênico.
SUSTENTABILIDADE
A Essity é uma empresa de higiene e saúde que segue as diretrizes de sua nação de origem – a Suécia –, considerado o país mais sustentável do mundo. De acordo com Barragán, o papel contém fibra renovável à base de madeira fresca originária de fontes certificadas pelo Forest Stewardship Council (FSC), que certifica o manejo florestal e a cadeia produtiva, garantindo que os produtos são provenientes de florestas bem manejadas e que proporcionam proteção ambiental, além de benefícios sociais e econômicos.
A certificação Cadeia de Custódia acompanha o produto atestado pelo FSC em toda a sua cadeia de fornecimento, verificando se os itens vendidos com o selo atendem de fato aos padrões exigidos, desde a floresta até a etapa final de venda no mercado.
“Já temos 30 anos implementando estratégias de sustentabilidade, buscamos que os produtos incluam insumos que sejam amigáveis ao meio ambiente, por exemplo, utilizamos resinas recicláveis em nossas embalagens”, disse Barragán.
A equipe responsável pelo desenvolvimento do papel higiênico comercializado sob a marca Regio trabalha com o objetivo de tornar a produção mais sustentável, bem como implementar fibras alternativas ao produto, com uma fábrica que pode produzir celulose a partir da palha de trigo, descartada na agricultura.
“Estamos encontrando outras formas de reduzir o desperdício e diminuir a nossa dependência dos recursos naturais através de inovações nos nossos produtos e fabrico. Nossos rolos de papel higiênico são mais compactos e duram mais, o que nos permite economizar papelão, reduzir a quantidade de embalagens e transportar com eficiência”, afirmou Romo.
METAS PARA 2030
Em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a Essity estabeleceu metas baseadas na ciência nos escopos 1 e 2 para reduzir as emissões em 35% até 2030 e no escopo 3 em 18%. “De las emisiones para 2050 estamos buscando llegar a Net Zero, que son las cero emisiones en toda nuestra parte de manufactura y por supuesto, en el tema también de logística”, concluyó Barragán.