Essity é a primeira empresa no mundo a usar hidrogênio renovável na produção de tissue
O pioneirismo da companhia se deu por meio de um projeto piloto recentemente concluído para a produção de tissue livre de CO2
A empresa de higiene e saúde Essity anunciou mais um avanço em sua jornada para emissões líquidas zero até 2050.
Em um projeto piloto recentemente concluído, a Essity tornou-se a primeira empresa do setor a produzir tissue em um processo de produção livre de emissões de CO2, usando hidrogênio renovável em sua unidade de produção em Mainz-Kostheim, na Alemanha.
A Essity deu início ao projeto piloto para produção de tissue livre de CO2 no segundo semestre de 2021, abrangendo programas de eficiência e eletrificação por meio de energia renovável, e usou o hidrogênio como o último passo para substituir o gás natural na capota secadora do processo de fabricação de papel. Como resultado, a companhia alcançou com sucesso um processo de produção livre de CO2 para tissue.
“Com essa iniciativa, nos tornamos os primeiros no mundo a usar hidrogênio renovável para a produção de tissue. Este é um marco importante em nossa ambiciosa agenda climática e um grande passo em direção a uma sociedade descarbonizada. Estamos criando um processo sustentável que está estabelecendo uma nova referência para o setor”, afirma Donato Giorgio, presidente de Cadeia de Suprimentos Global da Essity.
Antes da inovação, o processo de secagem do papel dependia do gás natural para atingir as altas temperaturas exigidas de 600ºC. De acordo com a empresa, a energia renovável não tem sido uma alternativa viável nessa parte do processo.
Ao utilizar hidrogênio no processo de secagem, a Essity demonstrou que os processos de produção com uso intensivo de energia também podem se tornar isentos de emissão de CO2, e o objetivo é continuar aplicando tecnologias inovadoras para reduzir significativamente sua pegada ambiental.
A fábrica da Essity em Mainz-Kostheim produz 152 mil toneladas de tissue por ano e tem forte foco em sustentabilidade e circularidade, transformando papel reciclado em tissue de alta qualidade, comercializado por meio de sua marca líder Tork.