Essity anuncia reestruturação e plano de economia de SEK 1 bilhão até 2026
Medidas visam fortalecer as condições para crescimento lucrativo e aumentar a agilidade operacional da companhia
A empresa global de higiene e saúde Essity anunciou uma série de medidas para fortalecer suas condições de crescimento lucrativo. As ações incluem uma mudança organizacional que descentraliza a tomada de decisões e reforça a responsabilidade de ponta a ponta em cada categoria de produto, além de um programa de economia de custos que deve gerar uma economia anual de aproximadamente 1 bilhão de coroas sueces (cerca de R$ 570 milhões), com efeito total até o fim de 2026.
“Estamos lançando medidas para criar melhores condições para que a Essity aumente sua taxa de crescimento e alcance suas metas de forma mais rápida”, afirmou Ulrika Kolsrud, presidente e CEO da companhia.
A reestruturação simplificará a estrutura organizacional da Essity, aprimorando o foco em clientes e consumidores, além de aumentar a agilidade e a eficiência operacional. A mudança também permitirá maior foco estratégico nas categorias e segmentos com maior potencial de crescimento rentável.
A nova organização será composta pelas áreas de negócios Health & Medical, Personal Care, Consumer Tissue e Professional Hygiene, cada uma com responsabilidades integradas em inovação, produção, marketing e vendas. A atual área de Consumer Goods será dividida em Personal Care e Consumer Tissue, enquanto as unidades globais Global Marketing & Innovation e Global Supply Chain serão incorporadas às quatro áreas de negócios.
No novo modelo, Tuomas Yrjölä, atualmente presidente global de Marketing e Inovação, assumirá a presidência de Personal Care. Volker Zöller, hoje presidente de Consumer Goods EMEA, será o novo presidente de Consumer Tissue. Já Anand Chandarana e Pablo Fuentes foram nomeados presidentes de Health & Medical e Professional Hygiene, respectivamente.
As mudanças entrarão em vigor em 1º de janeiro de 2026, e a nova estrutura será refletida nos relatórios financeiros a partir do primeiro trimestre de 2026.
O programa de economia de custos terá foco principalmente em despesas de vendas e administrativas, sem impacto nos investimentos em marketing (A&P). A expectativa é que gere economias anuais de cerca de SEK 1 bilhão, parte delas resultante da reorganização. Esses recursos serão direcionados, em sua maioria, para impulsionar o crescimento lucrativo em volume.
As economias serão reportadas separadamente e são adicionais às reduções contínuas no custo dos produtos vendidos (COGS), cujo objetivo anual de economia entre SEK 0,5 e 1 bilhão permanece inalterado. Os custos de reestruturação, relacionados principalmente à redução de pessoal, serão reportados até o balanço do quarto trimestre de 2025.



















