A
Na esteira da notícia, as ações de Fibria e Suzano Papel e Celulose aparecem entre os maiores ganhos do Ibovespa. As duas companhias são as maiores produtoras mundiais de celulose de eucalipto. As units de Klabin também operam em alta.
Em relatório de hoje, os analistas Marcelo Aguiar, Diogo Miura e Humberto Meireles, do Goldman Sachs, afirmaram que o anúncio da Ence pode criar um bom momento, no curto prazo, para o mercado global de celulose, uma vez que alivia em grande a oferta adicional da matéria-prima. Para os especialistas, esse evento pode sustentar a implementação integral de um aumento de US$ 20 por tonelada nos preços da celulose — que estão em US$ 720 por tonelada na Europa — a partir de outubro.
Conforme a Ence, a decisão de encerrar a produção de celulose reflete as “importantes perdas” registradas durante três trimestres consecutivos, diante da falta de eficiência em termos de custos e de madeira local. A companhia, contudo, não indicou quando pretende encerrar a produção.
“Como consequência dessa situação econômica, que se traduziu em perdas de 48,6 milhões de euros da companhia no primeiro semestre, e para colocar em marcha o plano de transformação, a Ence Energía y Celulosa comunicou hoje a seu conselho a intenção de iniciar um procedimento de demissão coletiva, que será acompanhado de um trabalho de recolocação para 100% dos trabalhadores em outros centros da empresa”, informou.
Valor Econômico