Enzimas da Novonesis ampliam eficiência e sustentabilidade na produção de papéis tissue
Tecnologia enzimática melhora propriedades das fibras, reduz custos e favorece maior utilização de materiais reciclados na indústria de papel
O mundo é volátil. Preços, mercado e cadeia de suprimentos afetam as operações e exigem que as fábricas busquem novas formas de criar produtos de melhor desempenho, com menor impacto ambiental e custos reduzidos.
As soluções enzimáticas de nova geração da Novonesis reduzem os custos de fabricação ao valorizar fibras recuperadas e econômicas, agregando valor em todos os principais segmentos de papel. Além disso, contribuem para a redução do custo total e da pegada ambiental da produção de celulose e papel. Sua aplicação auxilia na diminuição do consumo de energia, das emissões de gás carbônico, do uso de água e da necessidade de produtos químicos na indústria.
Atender à demanda por papéis tissue fortes, porém macios, produzidos de forma sustentável, exige equilíbrio. As biossoluções enzimáticas melhoram as propriedades da fibra, permitindo a produção de papéis de maior qualidade, mesmo em graus que dependem cada vez mais de fibras recuperadas ou de fontes não tradicionais.
O tratamento enzimático de polpas recicladas pode restaurar propriedades desejáveis — como processabilidade e potencial de ligação entre fibras — geralmente associadas à polpa virgem.
Enzimas de nova geração para modificação de fibras possibilitam:
-
Reduzir o consumo de energia durante o refinamento: Melhorar a resposta da fibra ao refinamento permite economizar energia tanto no refinador quanto na secagem, reduzindo custos de produção.
-
Aprimorar a drenagem: A modificação de fibras com enzimas aumenta as propriedades estruturais e de resistência dos produtos acabados. Com fibras mais fortes, é possível atingir objetivos de desempenho com papéis mais volumosos e/ou de menor gramatura, o que resulta em economia de fibras mais caras.
-
Reduzir o uso de produtos químicos e a pegada de carbono: Fibras recicladas podem dificultar a drenagem, gerando desafios na prensagem e na secagem. Enzimas de nova geração permitem ampliar o uso de fibras recuperadas e reduzir a dependência de matéria-prima virgem, aumentando a sustentabilidade e a eficiência do processo, além de diminuir a necessidade de químicos como auxiliadores de retenção e drenagem, resinas de resistência e dispersantes.
A Novonesis dedica-se a apoiar as fábricas na tarefa de acompanhar o crescimento da demanda e, ao mesmo tempo, cumprir suas metas de sustentabilidade.
Saiba mais e entre em contato clicando aqui.



















