fbpx


Banner Incape Portal Tissue Online


Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Notícias Tissue na América Latina

Empresa brasileira é selecionada no Softys Water Challenge

destacada-softys

Projeto nasceu para melhorar a situação relacionada à falta de acesso à água potável que acomete milhões de pessoas na América Latina

O Softys Water Challenge, projeto que executou um concurso realizado pela multinacional Softys, empresa do grupo CMPC subsidiária de produtos de higiene e cuidados pessoais, nasceu com o slogan: “Uma gota pode mudar tudo, uma solução também”, para melhorar a situação relacionada à falta de acesso à água potável que acomete milhões de pessoas na América Latina. O processo seletivo buscou empreendimentos e start-ups destinadas à inovação envolvendo a água que melhorem a entrada desse recurso básico nas comunidades mais vulneráveis da região de atuação da marca Softys. A ação foi realizada em parceria com a Fundação Amulén e o Centro de Inovação UC.

Empresa brasileira é selecionada no Softys Water Challenge

Depois de sete meses de competição, dez finalistas foram selecionados. Um deles foi a empresa brasileira PWTech, que desenvolveu a PW 5660, uma tecnologia baseada em baixo custo, eficiência, portabilidade e escalabilidade, capaz de levar água potável às regiões mais remotas do país.

O primeiro lugar da iniciativa ficou com a Isla Urbana, solução proveniente do México, que projeta e instala sistemas de captação de água da chuva nos telhados das casas, proporcionando uma fonte alternativa de água potável em comunidades vulneráveis ​​de forma eficiente e sustentável. O empreendimento receberá financiamento adicional da Softys para implementar sua solução em uma comunidade carente de água potável na América Latina.

A segunda posição foi para a Remote Waters, start-up que fornece tecnologia de purificação da água do mar ou subterrânea para abastecer de água potável, limpa e segura comunidades com acesso limitado a esse recurso. Ela consiste em um purificador de fácil operação e deslocamento que trata a água contaminada, substituindo os poços de grande profundidade que milhares de famílias realizam atualmente em decorrência da escassez hídrica.

Já a terceira colocação foi para Watergen, empreendimento israelense com presença no Chile há dois anos, e cuja solução consiste em um dispositivo que produz até cinco mil litros de água potável por dia a partir de geradores que aproveitam a umidade do ambiente para transformá-la em água potável e purificada, podendo fornecer água a nível domiciliar e/ou comunitário.

Ao todo, o programa recebeu mais de 500 inscrições, das quais 85 projetos de 31 países cumpriram em 100% as bases do concurso, e os 20 semifinalistas foram acelerados juntamente ao Centro de Inovação UC. Assim, o Softys Water Challenge finalizou sua versão 2020 por meio de uma premiação virtual transmitida por streaming.

O júri foi composto por: Cristóbal Somarriva, gerente legal da Softys Latam; Jorge Matte, presidente da Fundação Amulén; Conrad Von Igel, diretor executivo do Centro de Inovação UC; Ignacio Lira, subgerente de Assuntos Públicos das Empresas CMPC; Marcello Basani, especialista em água e sanitização do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Maria de los Ángeles Romo, diretora executiva da Startup Chile; Hiroshi Wald, diretor executivo da Austral Capital Partners e Zoraida Sánchez, coordenadora do Programa de Acesso à Água da Fundação Avina, Peru.

“Foram meses de trabalho intenso e, finalmente, conseguimos identificar as três soluções que melhor atendem ao propósito do Softys Water Challenge, que é levar água potável a localidades carentes, e agora mais ainda em tempos em que higiene e saúde são tão importantes. Esse é o propósito que nos inspira na Softys, oferecer o melhor cuidado que as pessoas precisam no dia a dia e em todas as fases de suas vidas”, destacou Nicole Sansone, gerente de Personal Care e Sustentabilidade Latam Softys.

Isso também pode ser interessante 👇🏻
• Conheça a produção de pastas de alto rendimento na BO PAPER
• Start-up na Polônia de Máquina Tissue HERGEN
• Lubmaster renova a identidade visual de seus tambores