Celulose Notícias

Eldorado Brasil cria RH no campo

Rotina extra do time de Recursos Humanos traz o cotidiano da companhia para os colaboradores da área Florestal

Eldorado

Com boa parte de seus 4 mil funcionários atuando na área Florestal, há um ano a Eldorado Brasil conta com uma equipe de Recursos Humanos dedicada ao Campo para garantir o engajamento e o diálogo com esse grupo de profissionais que fica longe da área administrativa.

“A valorização de pessoas é um de nossos pilares estratégicos de crescimento, por isso, buscamos constantemente alternativas para estarmos próximos ao público interno, mantendo um diálogo aberto e transparente com todos colaboradores”, afirma Elcio Trajano, diretor de Recursos Humanos da Eldorado Brasil.

Para superar o desafio da distância e dar agilidade ao atendimento das necessidades do time que trabalha no plantio e na colheita de eucalipto, a estrutura de RH foi reforçada com a contratação de três colaboradores exclusivos, que se revezam em visitas a todas as fazendas da companhia.

O objetivo da iniciativa é fortalecer a cultura organizacional, além de atualizar colaboradores sobre os procedimentos da companhia, esclarecer e resolver possíveis problemas, como holerite, folha de ponto e benefícios disponíveis. De acordo com Trajano, já é possível identificar uma melhora no clima. “O trabalho tem sido bastante efetivo, o time de RH no campo foi capaz de direcionar a demanda dos funcionários, inclusive reduzindo o número de reclamações na ouvidoria e o absenteísmo.”

Para o diretor florestal da Eldorado Brasil, Germano Vieira, as iniciativas para os colaboradores que atuam no campo têm ligação direta com o desempenho da área. “Pessoas engajadas com o negócio enxergam a importância do próprio trabalho dentro do todo e possibilitar isso aos trabalhadores por meio do RH no Campo é uma forma direta de contato com reflexos diretos no clima.”

Rádio Eldorado

Além da presença do RH no campo e do canal de diálogo sempre aberto aos funcionários por meio da Ouvidoria, em 2014, foi lançada a Rádio Eldorado com o objetivo de levar as principais mensagens da empresa ao time Florestal, despertando o sentimento de pertencimento dos funcionários, que não têm acesso a outros recursos usados mais comumente na comunicação, como newsletters, murais eletrônicos e intranet. A programação tem cerca de 30 minutos (de segunda a sexta) e é veiculada em ônibus de transporte de colaboradores.

jornaldiadia.com.br