Notícias Tissue no Brasil

Economia em água e custos: M-CLEAN™ Vs. Chuveiro convencional de alta pressão

A maior parte das fabricas de tissue focam seu empenho de limpeza e condicionamento da tela formadora melhorando a eficiência e efetividade nos seguintes pontos:

  • Remover stickies mais efetivamente
  • Reduzir o consumo de água
  • Reduzir custos em energia
  • Minimizar ou eliminar a neblina gerada pelos bicos de alta pressão
  • Retirar os contaminantes e óleo da máquina e do circuito de água
  • Parar ou reduzir o uso de passivação

Como exemplo, iremos considerar uma fábrica de tissue nos Estados Unidos, a qual procurava por novos métodos para melhorar o processo de limpeza e higiene da tela, visando alcançar uma melhor performance na operação. Várias alternativas foram discutidas, incluindo opções de utilizar um sistema de chuveiro convencional de alta pressão ou o sistema de limpeza M-Clean™. Baseado em resultados de testes feitos em um modelo de fábrica de tissue na máquina piloto da Kadant Suécia, o benefício do sistema de limpeza M-clean™ foi considerado a melhor alternativa quando se trata de custo efetivo da limpeza da tela. Além disso, a fábrica também quis saber se o sistema M-Clean™ poderia limpar a tela formadora com a mesma frequência de um chuveiro convencional de alta pressão, e a resposta é sim.

Além da melhoria em limpeza alcançada pelo sistema M-clean™, o consumo de água e economia de custos acabaram sendo o foco principal. Essa máquina em particular utiliza água fresca proveniente do tratamento municipal em seus chuveiros ao custo de USD 1,60/m³. Duas telas foram consideradas para essa análise: uma tela formadora convencional e uma tela para máquina TAD.

Limpeza da tela formadora convencional: Análise de custo do consumo de água

A Tela possui um chuveiro de inundação NIP seguido por dois chuveiros de alta pressão com bico agulha (interno e externo) a 35 kgf/m² seguido por um chuveiro de alta pressão externo com bico leque a 28 kgf/m². A recomendação era substituir dois chuveiros jato agulha de alta pressão por um sistema M-clean™, melhorando o perfil de permeabilidade na tela economizando água.

Limpeza de Tela TAD: análise de custo do consumo de água.

A tela possui um chuveiro inundação NIP seguido por um chuveiro bico de pato e dois chuveiros de alta pressão (interno e externo). A recomendação é substituir dois chuveiros jato agulha de alta pressão por um sistema M-clean™, melhorando a limpeza de manchas, remoção de stickies, perfil de permeabilidade na tela e economia de água.

Resumidamente, o sistema M-Clean™ pode ser utilizado com a mesma ou até maior frequência de limpeza quando comparado com o chuveiro de alta pressão convencional, porém, opera com uma eficiência muito superior, e com pelo menos 96% de redução no consumo de água. O retorno baseado apenas em economia de água ao utilizar o sistema M-clean™ pode ser em menos de 2 anos.

Links relacionados:

https://www.youtube.com/watch?v=hFNWAZpM6xg

https://www.kadant.com/de/blog/Maintenance/sheet-holes-tissue-industry

https://media.kadant.com/dcf-documents/M-clean-Tissue-Fabric-Cleaning-System-US.pdf