Dude Wipes ganha espaço no mercado de cuidados pessoais nos EUA
Os fundadores da startup de lenços umedecidos conquistaram 1% do mercado de papel higiênico de US$ 11 bilhões e já têm planos de expansão para os próximos anos

Desde que criaram os lenços umedecidos Dude Wipes, em 2011, os fundadores da empresa estudam o comportamento das grandes marcas concorrentes de papel higiênico – desde o design de seus produtos até as últimas campanhas publicitárias – e buscam formas de fazer o oposto, tendo isso como grande diferencial para sua linha de produtos.
Nesse sentido, abandonando o marketing tradicional, as embalagens de Dude Wipes são pretas e têm emojis obscenos e trocadilhos. Seus lenços umedecidos são extragrandes e estão disponíveis em fragrâncias como “Mint Chill” e “Shea Butter Smooth”.
Em 2015, os fundadores da empresa participaram do programa “Shark Tank” onde conquistaram US$ 300 mil por 25% do negócio – único valor que eles levantaram até o momento.
Atualmente, a Dude Wipes conta apenas 21 funcionários pois terceiriza toda a sua fabricação para as mesmas indústrias que seus concorrentes usam. Segundo a empresa, ao invés de diversificar os produtos, ela se dedicará ao crescimento orgânico com um único foco: lenços umedecidos.
A Dude Products é uma das empresas de maior sucesso na história do “Shark Tank” nos EUA. No último ano, aumentou para US$ 110 milhões em receita, acima dos US$ 70 milhões registrados em 2022. Lucrativa desde 2016, atualmente a empresa produz 1% do setor de papel tissue norte-americano, de US$ 11 bilhões.
De acordo com a previsão de seus fundadores, nos próximos cinco anos, a Dude atingirá US$ 500 milhões em vendas anuais, podendo se tornar uma marca de US$ 1 bilhão em vendas de produtos.
“Achamos que tudo isso é bastante viável”, disse Sean Riley, cofundador e CEO da Dude Products. Os lenços umedecidos da marca já estão disponíveis em mais de 20 mil lojas nos EUA, incluindo as grandes redes varejistas Walmart, Target e Kroger.
“Acho que fomos absolutamente loucos ao passar de 0 para 100 milhões de dólares. Então, agora que você me diz, será que acho difícil passar de US$ 100 milhões para US$ 500 milhões? Não, considerando tudo o que fizemos. Apenas com base na nova distribuição, chegaremos a US$ 500 milhões”, diz Jeff Klimkowski, co-fundador da Dude. “Na verdade, a questão aqui é passar de US$ 500 milhões para US$ 1 bilhão, e tudo isso é uma questão de mover a agulha da penetração doméstica, na qual, novamente, estou muito confiante”, acrescentou.
“Eles identificaram oportunidades de atender o cliente de uma maneira diferente da que outros não faziam”, disse Will Loan, diretor de compras do Walmart que trouxe os lenços umedecidos, citando o marketing centrado no homem, o tamanho maior dos lenços umedecidos e a embalagem. “Eles estavam dispostos a conversar com o cliente sobre algo que todos vivenciam (evacuações), mas que nenhuma outra marca estava disposta a fazer naquele momento”, acrescentou Loan.
Atualmente, as vendas de Dude Wipes nas lojas físicas e e-commerce do Walmart representam cerca de 15% da receita total do Dude, e o varejo representa cerca de metade das vendas totais do Dude. O maior canal de vendas é a Amazon, que aumenta 38% da receita.
Segundo dados da Nielsen, a categoria global cresceu 35% em tamanho desde 2020, em comparação com o crescimento de 5% do papel higiênico no mesmo período. Diante disso, a empresa encomendou estudos para identificar como os consumidores reagiram à mudança do papel higiênico seco para o lenço umedecido e, segundo o levantamento, 95% dos utilizadores de papel higiênico preferiram a sua experiência com os lenços.
Com um investimento maior em marketing, a empresa dobrará o orçamento de US$ 15 milhões do ano passado e terá pelo menos 5 mil novos pontos de venda, além de embalagens maiores que devem ser lançadas em breve. Dessa forma, a Dude pretende realizar uma expansão bastante expressiva da categoria. Segundo projeção dos fundadores, a marca ultrapassará os US$ 160 milhões em receita até o final de 2024 ano e US$ 500 milhões em 2029.