Disamtex promove controle efetivo de pitches e stickies no processo de fabricação de papel
O Disawet TA 10 tem como objetivo fazer o controle de pitches e stickies em circuitos de água da máquina de papel de forma eficaz e a um custo competitivo

Com a intensificação da agenda ESG, aumento da circularidade e da busca pela sustentabilidade dos processos, a indústria papeleira tem observado um aumento do uso de fibras recicladas na produção de papel (embalagem, especiais, gráficos e tissue). Como consequência direta, é observado, entre outras coisas, o aumento na quantidade de contaminantes e a sua deposição em áreas específicas da máquina de papel.
Diante deste cenário, a Disamtex desenvolveu o recém-lançado, Disawet TA 10, mais novo dispersante da linha Disawet. Este dispersante tem como objetivo fazer o controle de pitches e stickies em circuitos de água da máquina de papel de forma eficaz e a um custo competitivo.
Esta nova tecnologia é baseada no uso de surfactantes poliméricos de cadeia longa, cuja molécula apresenta uma combinação de características hidrofóbica e hidrofílica otimizando a remoção dos materiais coloidais. Este produto foi desenvolvido para aplicações em papéis produzidos a partir de fibras virgens ou recicladas, com alto índice de contaminação por resinas.

O Disawet TA 10 é absorvido pelas partículas de pitches e stickies, aumentando a estabilidade e modificando a superfície destes contaminantes, reduzindo sua aderência. O segredo da eficiência do controle de depósitos está no efeito fixador obtido pela ligação do tipo ponte de hidrogênio, que retém as partículas de pitches e stickies na fibra.
Os resultados obtidos têm mostrado que este tipo de dispersante é comprovadamente mais eficiente do que as outras tecnologias disponíveis no mercado. O Disawet TA 10 reúne os benefícios dos dispersantes tradicionais, detactificantes, estabilizadores e fixadores no controle de depósitos e impregnação de telas e feltros em máquina de papel.
Nesse sentido, normalmente a Disamtex recomenda a aplicação do Disawet TA 10 no pulper, juntamente com a abertura da válvula de água, adicionando o produto sobre a água, antes da adição da fibra. Opcionalmente e dependo das características do processo, pode-se utilizar uma estratégia de dosagem fracionada. Pode-se dosar uma porção maior do produto no pulper e uma porção menor no aceite da caixa de nível ou sucção da bomba de mistura.
Como resultado prático da aplicação do Disawet TA 10, foram obtidos os seguintes ganhos:
- Maior limpeza de telas e feltros;
- Redução do número de paradas para limpeza da máquina;
- Redução de furos no papel;
- Melhor desempenho da conversão.
Para maiores informações e detalhes, entre em contato com a Disamtex no 47 3337 3600 ou acesse www.disamtex.com.br.