Notícias Tissue no Brasil

Diretor Presidente da COPAPA, Fernando Pinheiro, dá palestra para empresários de Macaé

Palestra foi ministrada em Macaé no Rio de Janeiro em celebração ao Dia da Indústria 

Fernando Pinheiro (de terno), junto com alguns empresários da Firjan, ladeando Evandro Cunha

MBA em Gestão Empresarial e Diretor Presidente da COPAPA – Companhia Paduana de Papel, com mais de 40 anos de experiência em diversas empresas importantes do país e atuando também no exterior, Fernando Pinheiro fez palestra semana passada para os empresários que fazem parte da Comissão Municipal de Macaé, para celebrar o Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio.

Depois de uma ampla explicação do que é e representa uma empresa familiar fazendo comparação com a governança corporativa, Fernando Pinheiro explicou que dados disponíveis nos EUA atestam que um terço das empresas familiares consegue fazer a troca de comando da primeira geração e apenas metade delas realiza a substituição para a terceira geração, e que no sentido amplo, as empresas familiares participam com 49% do PIB mundial, dando como exemplos grandes organizações como Wal-Mart, Grupo Samsung, Fiat, BMW, Votorantim, dentre outras.

Convidado para participar como executivo da Companhia Paduana de Papel – COPAPA, ele migrou dos grandes centros e deixou claro que para aceitar o cargo fez algumas exigências dentre as quais a transformação em governança corporativa com novos conceitos e adotando órgãos da governança que vai do Conselho de Família, passando pelo Conselho de Administração, Consultivo, Fiscal, Diretoria Executiva, Código de Ética e Auditoria Independente.

Também a Sustentabilidade Corporativa baseada no tripé de Geração de Valor Econômico, Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental, foi explicada detalhadamente por Fernando Pinheiro, ressaltando as políticas adotadas que colocaram a Companhia Paduana de Papel como a mais importante do noroeste fluminense. Fazendo considerações generalista, pragmatismo – fazer acontecer com foco e sempre antenado com o mercado “a Companhia Paduana de Papel tem como objetivo principal desenvolver, produzir e comercializar seus produtos com qualidade para satisfazer os critérios socioambientais dos clientes, colaboradores, comunidade e órgãos de proteção ambiental”.

Ao responder as perguntas feitas pelos membros da Comissão Municipal de Macaé da Firjan, Fernando Pinheiro deixou claro que nem a crise com a greve dos caminhoneiros esmoreceu qualquer ação. O faturamento da empresa gira em torno de R$ 300 milhões e colocou como maior dificuldade enfrentada até agora o sistema de energia que não atende a demanda da fábrica, cuja conta mensal chega a custar R$ 2,8 milhões.

Ao apresentar o executivo Fernando Pinheiro, o gerente regional da Firjan, Luiz Mário Concebida deixou claro que habitualmente a Firjan comemora o Dia da Indústria e, a presença do Diretor Presidente da COPAPA para apresentar este caso de sucesso, estava marcando a data com exemplos dignificantes e este é apenas um deles.

Comente com Facebook

Comentários