fbpx
NotíciasTissue no Brasil

Definições de elementos desaguadores de cerâmica

Os elementos desaguadores são componentes essenciais para eficiência de drenagem e formação em máquinas de papéis. São aplicados em forma de réguas nas caixas Forming Board, Hidrofoil e Vacuumfoil, já nas caixas de médio ou alto vácuo são aplicados em forma de coberturas.

O material cerâmico utilizado nos elementos desaguadores influencia diretamente na durabilidade do elemento desaguador e vestimenta, assim como no consumo energético de acionamento da vestimenta. Segue abaixo algumas definições e vantagens:

Coeficiente de atrito: Resistência que o elemento desaguador exerce sobre a vestimenta. Altos coeficientes de atrito significam mais desgaste para a máquina e um maior consumo de energia para acionamento.

Custo: O preço da cerâmica. A única variável a se considerar quando determinado o custo benefício. Outros como fatores como a vida útil do elemento desaguador, a vestimenta e os custos de troca do elemento desaguador e da vestimenta também devem ser considerados.

Densidade: O peso do material. A densidade do tipo de cerâmica em especial como a zircônia, talvez seja muito pesado para a sustentação da caixa de drenagem.

Ductilidade: A habilidade do material de suportar cargas de torção e deflexão em aplicações como a caixa Forming Board, onde as réguas são manuseadas e movimentadas com frequência.

Resistência a impacto: Uma medida de quanto o material resiste a um choque físico. Essa propriedade é importante para posições como a caixa Forming Board, onde vibração e choque estão particularmente presentes.

Acabamento da superfície: Rugosidade da superfície de cerâmica. Quanto menor a rugosidade da superfície de cerâmica, menor é a carga de arraste e o consumo de energia. O nitreto de silício e carbeto de silício oferecem a melhor superfície.

Condutividade Térmica: A habilidade de um material de conduzir, absorver e esquentar. Alta condutividade previne de aquecer o material excessivamente causando possíveis danos as vestimentas. Por exemplo, a zircônia tem uma taxa muito baixa de condutividade.

Dilatação Térmica: Estado no qual o material se expande sob intenso calor. Os coeficientes compatíveis de dilatação entre a cerâmica e a base de apoio são extremamente importantes. Diferentes taxas de dilatação térmica podem causar trincas e até mesmo a quebra da cerâmica.

Resistência térmica: O quanto a cerâmica pode suportar a uma mudança de temperatura repentina sem trincar e/ou quebrar. Nitreto de silício tem a maior resistência a choque térmico.

Dureza: Essa é uma escala de dureza e pode indicar a vida útil da superfície. O carbeto de silício tem a maior dureza e a zircônia a menor.

Saiba mais: 

LEIA TAMBÉM:

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.