IPELNotíciasTissue no Brasil

Da tradição à inovação: IPEL completa 41 anos de olho nos próximos desafios

Indústria catarinense de papel tissue celebra trajetória sólida e investimentos contínuos em tecnologia, pessoas e práticas ESG

A IPEL completa 41 anos de história em 2025, consolidada como uma das principais indústrias brasileiras de papel tissue. Fundada na década de 1980 em Indaial, Santa Catarina, por Julio Dobuchak e Milton Mantau (já falecido), a companhia nasceu de forma simples, com máquinas construídas a partir de peças de ferro velho, mas cresceu apoiada na visão empreendedora e na dedicação das famílias envolvidas. Hoje, a IPEL figura entre os maiores players do país, com produção de papel higiênico, papel toalha e guardanapos que chega a mais de 7 mil toneladas ao mês, com cerca de 800 colaboradores. A marca está presente em todo o Brasil e também em mercados internacionais.

“Chegar até aqui com esse porte é motivo de orgulho, mas também de grande responsabilidade. A IPEL tem uma história construída com muito empreendedorismo e dedicação, e hoje tenho a honra de contribuir para esse legado. Desde que assumi a gestão, nosso foco tem sido fortalecer a profissionalização da empresa, ampliar o portfólio e investir em inovação, mantendo o compromisso com sustentabilidade e qualidade. É desafiador e inspirador liderar uma companhia que combina tradição, visão de futuro e uma equipe tão engajada”, afirma Luciano de Liz Barboza, CEO da IPEL.

Desde a fundação, o envolvimento da família sempre esteve em evidência. Atualmente, os filhos dos fundadores participam ativamente da tomada de decisões por meio do Conselho de Administração, criado há pouco mais de uma década como parte da estratégia de governança corporativa, que também trouxe gestão profissionalizada à companhia. Estruturado e maduro, o Conselho reúne sócios e conselheiros experientes de mercado, garantindo equilíbrio entre a tradição e a visão profissionalizada da empresa. Desde 2021, a gestão executiva está sob comando do CEO Luciano, que, junto à chegada de novos diretores, reforça a modernização da IPEL.

“O Conselho tem papel fundamental em garantir que a empresa siga crescendo de forma estruturada, equilibrando inovação e tradição. Essa governança é um dos pilares do nosso futuro”, destaca Luciana Dobuchak, que esteve, durante 20 anos, à frente da área Comercial e, hoje, integra o Conselho.

 

A sustentabilidade também marca a trajetória da IPEL. A empresa conquistou a certificação internacional FSC® para toda sua linha de produtos, evidenciando o compromisso com o manejo responsável das matérias-primas. O propósito lançado recentemente – “Fazemos do papel a arte de promover saúde” – sintetiza essa visão, alinhando a estratégia empresarial a práticas de responsabilidade social, ambiental e de bem-estar.

Além de honrar sua história, a IPEL investe continuamente no futuro. A empresa vem ampliando sua capacidade produtiva e diversificando o portfólio, incluindo novos produtos para os segmentos de varejo e professional, como a linha de handcare lançada recentemente.

A inovação também é uma constante da companhia. Entre os destaques está a captação de recursos junto à Finep para avanço em inovação. A companhia também tem em andamento um investimento de 100 milhões, dedicados à modernização para aumento da capacidade produtiva, sustentabilidade, gestão de pessoas e digitalização.

“Estamos preparados para os próximos anos, atentos às mudanças de mercado e às necessidades dos clientes. Nossa missão é unir inovação, qualidade e responsabilidade para continuar entregando valor e competitividade ao mercado”, reforça o CEO da empresa.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo