Conheça os discos de baixa intensidade Bruno Fibertech
Empresa tem uma linha completa de discos de baixa intensidade para todos os tipos e tamanhos de refinadores

A refinação é o segmento que tem o maior impacto no produto final, do que qualquer outro na fabricação de papel, justamente por modificar a estrutura das fibras em função das características e da qualidade da folha desejada e também pelo consumo de energia, que normalmente é o setor que geralmente mais consome no processo de fabricação do papel.
Ou seja, qualquer ação que resulte em melhoria no processo de refinação as vantagens serão muito sensíveis no rendimento geral.
As três características básicas nessa modificação são:
- Fibrilação externa
- Fibrilação interna
- Corte

VANTAGENS DA REFINAÇÃO À BAIXA INTENSIDADE
Os resultados de testes e em operação normal mostraram que refinar fibra curta branqueada, com intensidades abaixo de 0,6 Ws/m, proporciona os benefícios abaixo:
- Aumento da resistência à tração e da porosidade
- Redução do decréscimo do bulk
- Aumento da resistência ao arrancamento de vasos
- Redução da energia de refinação
- Significativa redução dos palitos na fabricação de pasta mecânica
A consequente redução nos custos de fabricação de papel se verifica em função da melhor retenção de finos, aumento da velocidade da máquina, redução da gramatura em função do ganho de bulk, bem como da redução de produtos fabricados fora de especificação e a diminuição de reclamações dos clientes.
Os benefícios obtidos com a utilização de lâminas e espaços mais finos podem ser explicados pela seguinte forma: com um número de cruzamentos de lâminas (impactos) muito maior (em função do maior comprimento de lâminas), a probabilidade de se atingir a quase totalidade das fibras também é maior.
Os impactos sobre as fibras são mais suaves em razão de a transferência de energia ser efetuada por meio de um comprimento muito maior de lâminas.
Essa ação de refinação mais suave provoca um aumento na área específica das fibras, por meio da fibrilação, proporcionando melhor resistência à tração e uma melhor drenagem (Freeness, CSF). O comprimento das fibras é preservado, com a incidência menor de corte, assim como o colapsamento da fibra é reduzido, diminuindo também a perda do bulk.
A baixa intensidade de refino também contribui para aumentar a vida útil dos discos, pela redução das forças aplicadas sobre as lâminas, e pelo gap maior (distância entre os discos), a possibilidade de haver um contato metal/metal é reduzida.
A baixa intensidade pode ser explicada pela figura abaixo. Na esquerda, há um disco com lâminas/canais mais finos, ocasionando a distribuição mais suave da energia disponível no refinador, e na direita, há um disco com lâminas/canais com espessura maior, provocando uma distribuição da energia na fibra de forma mais forte.
CONCEITO DE BAIXA E ALTA INTENSIDADE DE REFINAÇÃO
A Bruno Fibertech tem uma linha completa de discos de baixa intensidade para todos os tipos e tamanhos de refinadores, em segmentos e em minissegmentos, para atender qualquer aplicação de sua empresa.
SAIBA MAIS
Para saber mais sobre os produtos oferecidos pela Bruno Fibertech, entre em contato com a equipe técnica e comercial da empresa e conheça a melhor solução em refinação do mercado.