fbpx
NotíciasTissue no Brasil

Como melhorar o processo produtivo e ainda economizar matéria-prima

Trata-se de um desafio industrial em geral resolver a equação clássica de aumentar a produtividade, ao mesmo tempo em que se busca otimizar ou reduzir custos. Mas sim, isso é possível! Especialmente para os convertedores de papel Tissue.

Quem não sofre com baixa performance, paradas de linhas para limpeza e manutenção, além de altos custos com insumos? Uma das dificuldades dos fabricantes de papel Tissue, por exemplo, é filtrar as impurezas da cola (mantendo suas propriedades) para reaproveitá-la ao máximo no gofrador. Outro exemplo, é a qualidade de afiação e durabilidade da faca, fatores que impactam diretamente na eficiência de corte que é medida por quantidade de rolinhos cortados. Como agravante ainda existem as impurezas do papel e do tubete, que faz com que a faca tenha que ser afiada mais vezes.

Aprendizado contínuo e desenvolvimento aplicado dos especialistas da Fabio Perini são incorporados frequentemente a todos os equipamentos em linha. É o chamado TIP – Programa de Melhoria Técnica (da sigla em inglês Technical Improvement Program), que visa cinco objetivos principais: assegurar desempenho previsto da máquina, economizar insumos, aumentar eficiência, maior segurança, mais qualidade e ainda buscar a ecossustentabilidade do processo.

Glue Filter

Um exemplo prático de uma melhoria técnica recente é o dispositivo para separação da cola da fibra. Denominado como “Glue Filter”, representa uma evolução em comparação com o tradicional sistema por vibração.

Sua função é separar a fibra que pode eventualmente ficar presa na cola durante o processo de produção. Com este dispositivo – que filtra por pressão, sendo mais eficiente que o sistema anterior de vibração – o ciclo de limpeza do filtro pode ser programado de acordo com o tipo de produto. Além disso, está disponível para todas as unidades de colagem, como gofrador, colador de rabicho e rebobinadeira.

Como funciona? O Glue Filter é capaz de separar a fibra da cola, permitindo que a cola limpa volte para o sistema. Como sistema de limpeza, no interior da unidade há um filtro cilíndrico cuja capacidade de filtragem é de até 15 mícrons, diferente do antigo processo que utilizava uma tela como peneira de aproximadamente 800 mícrons. Isso enfatiza o poder de filtragem do atual sistema, pois mantém as propriedades da cola mais ativas, proporcionando uma limpeza mais profunda. Nesta nova solução, um cilindro pneumático realiza a limpeza da peneira do filtro através de um disco de Teflon que coleta e comprime a fibra na parte inferior, onde uma válvula temporizadora realiza o processo de descarga.

Sistema Rotoreverso para Cortadeira

Outra solução é o sistema Rotoreverso, que otimiza o processo de afiação das lâminas graças ao posicionamento geométrico inovador dos rebolos em relação à faca. Juntamente com a composição particular do abrasivo, permite vantagens consideráveis em termos de qualidade de corte e durabilidade da lâmina.

Com esse TIP, o sistema de afiação é invertido, comparado com a posição padrão dos rebolos tradicionais em relação à faca. Ambos os rebolos giram livres em direção ao interior da faca e não criam rebarbas no chanfro. Isso permite o uso de rebolos com uma granulagem maior, que produz microsserração constante e regular no fio da faca, para facilitar o corte dos tubetes de papelão, mas sem danificar o corte do papel.

Como funciona? Consiste de rebolos com uma granulometria maior, inseridos num novo sistema reverso, de maneira que os rebolos giram na direção do interior da lâmina, como já instalados nos modelos de cortadeiras mais recentes, sendo disponível para todos os modelos de cortadeira 165E, 176 e 177.

Quer saber mais? Entre em contato com a Fabio Perini pelo e-mail: aftersales.br@fabioperini.com, ou ainda pelo telefone +55 47 2101-0531.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.