Como equacionar um correto desempenho de fechamento de fralda
Nos perguntamos sempre, o que o consumidor quer e espera no desempenho de um sistema de fechamento? Este é o momento de colocarmos os sapatos dos convertedores do produto e da mamãe e do papai que carinhosamente transforma amor e afeto na necessidade e desempenho que precisamos entregar.
Hoje no mundo das fraldas, sejam elas para o público infantil ou adulto, não podemos deixar de falar sobre o sistema de fechamento, já que este é o que mantem a fralda posicionado no corpo do bebê, garante conforto e dá um caráter de sofisticação ao produto. Com o passar dos anos vimos em nosso mercado a evolução do sistema de fechamento adesivado para o sistema de fechamento mecânico. O sistema de fechamento mecânico é composto por um frontal tape em tecido ou em não tecido e uma fita “hook”. Para a escolha de um bom sistema de fechamento mecânico não podemos deixar de falar sobre os testes que medem o desempenho desse conjunto, que são os testes de Shear (cisalhamento) e Peel (abertura). O pulo do gato nesta combinação é definir as corretas tecnologias que trazem o valor necessário ao usuário, ou seja, não mais e não menos. A palavra que orienta a definição da melhor combinação á adequado.
É fundamental que o sistema de fechamento tenha um bom resultado de shear, é através dos resultados desse teste que podemos saber se o sistema é adequado ou não para manter a fralda posicionada ao corpinho do bebê. Os movimentos do bebê de subir, descer, engatinhar exigem muito de todo o sistema. Também para os adultos, que utilizam fraldas descartáveis em diferentes graus de incontinência, movimentam-se e stressam todo o sistema.
Já para o teste de Peel poderíamos dizer que este seria mais o sentimento da mãe no abrir e fechar a fita no frontal para um possível reposicionamento. Também, aqueles bebês curiosos, que no desfralde, irão tentar puxar a fita para arrancar a fralda. Há definições em manter integro o frontal de Não tecido após repetitiva abertura e posicionamento do “hook”. O frontal não pode soltar fibras e contaminar o hook.
Quando falamos no teste de Peel, temos no mercado três ângulos de medições distintos e bem conhecidos, Peel 90, Peel 135 e Peel 180. A escolha do ângulo de medição é muito importante para que seja evitado qualquer tipo de variação e de dúvidas com relação ao sistema de fechamento e ao funcionamento na fralda, lembrando que para cada ângulo distinto as especificações também são distintas.
Carinhosamente, a mamãe reposiciona ou trocar a fralda em um ângulo próximo a 90.
Nas diferentes fases do bebê, bem como nos diferentes tamanhos das fraldas, podemos desafiar-nos a entender se a mesma exigência de performance de um sistema de fechamento de uma fralda tamanho P também dever ser para a fralda tamanho G. Se pensarmos nessa possibilidade podemos também pensar em performance diferentes para esse sistema e com isso materiais diferentes e competitividade diferenciada.
Hoje a Parafix trabalha para atender todas as necessidades do mercado, fornecendo suporte técnico e garantia de um excelente sistema de fechamento, mecânico ou adesivado, em qualquer fase da utilização da fralda.
Consideramos importante a escolha do método para medir e escolher o melhor sistema, afinal, fralda que não permanece fechada, não será otimamente utilizada.
Mais está por vir…Até nosso próximo artigo!
Conheça as soluções da Parafix através do site ou ligue para (19) 3881.7199