NotíciasTissue no Brasil

Como eliminar o risco de incêndio no processo de conversão de papel tissue

A segurança no processo industrial é chave para qualquer negócio. Um dos pontos que exigem maior atenção é a prevenção de incêndios. Mas você sabia que já existe um sistema ativo para detectar e extingui-los automaticamente do processo de conversão de papel tissue? Veja como.

Quando se pensa em gestão de riscos, uma atuação preventiva é sempre necessária. Pensando nisso, a Fabio Perini desenvolveu mais uma solução que faz parte de seu programa permanente de melhoria técnica (TIP – Technical Improvement Program), que visa cinco objetivos principais: assegurar desempenho previsto da máquina, economizar, aumentar eficiência, maior segurança, mais qualidade e ainda buscar a ecossustentabilidade do processo.

O Fire Detection está disponível para todas as linhas de produção e atende aos critérios da legislação EN 12094-1, além da norma internacional UL. É um sistema com foco em segurança, criado especialmente para identificar e automaticamente extinguir qualquer princípio de incêndio de forma personalizada. Cada seção do equipamento pode ser programada com base nas necessidades do cliente.

Reduz o risco de destruição total ou parcial das linhas de produção e tem custos de manutenção menores, comparado com um sistema tradicional, porque não usa bombas/tanques externos. Um tubo metálico, contendo ar comprimido é colocado sobre a linha e é conectado a uma unidade de controle que monitora o nível de pressão e detecta se há qualquer aumento na temperatura do circuito.

A peculiaridade deste sistema é que este é capaz de distinguir poeira ou outros fatores ambientais que podem afetar a temperatura, intervindo quando necessário. Uma válvula ativa o sistema de desligamento através de um bocal que libera a névoa de água necessária para extinguir a chama. A execução e presença/ausência da voltagem para a bobina da válvula determina o estado de abertura ou de fechamento da válvula.

Trata-se de uma solução técnica simples e inteligente, pois é composta por apenas dois tubos programáveis que têm diferentes funções: o primeiro alerta o operador, enquanto o segundo é programado na temperatura limite além da qual a intervenção inicia. É possível personalizar também o canal de comunicação através do qual você recebe o sinal de alarme (SMS, e-mail) e ainda pode ser integrado com a IHM da máquina.

Vantagens

Quer saber mais? Entre em contato com a Fabio Perini pelo e-mail: aftersales.br@fabioperini.com, ou ainda pelo telefone +55 47 2101-0531.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.