fbpx


Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online


Banner Incape Portal Tissue Online

Notícias Tissue no Brasil

Como a análise de dados auxilia as empresas a compreenderem o mercado

analise dados descata3

Para Marcello Collares, diretor de vendas da Fisher para a América Latina, o investimento em dados é crucial para a maximização do capital investido no setor de tissue

Marcello Collares, diretor de vendas da Fisher para a América Latina, empresa americana de renome no mercado de papel e celulose, com foco em inteligência estratégica de negócio, participou do programa Talk Tissue com Felipe Quintino. Na ocasião, ele comentou a respeito da atuação da companhia. “Eu diria que a empresa na América Latina como um todo está em seu maior e melhor momento, a gente vem investindo na região há algum tempo e agora começamos a colher os frutos, ajudando as empresas redefinirem sua abordagem estratégica de atuação e seu entendimento de mercado”, conta.

Hoje, a Fisher faz parte de uma empresa global de investimentos, a Battery Ventures, o que trouxe mudanças significativas. “Depois dessa aquisição, nós tivemos duas fusões. A Battery entrou no mercado pretendendo construir uma grande empresa de análise de suporte de dados para a indústria papeleira, o grau de profissionalismo no quesito acompanhamento de gestão aumentou significativamente, novas ferramentas foram implementadas na empresa – ferramentas de renome internacionais, que estão nos possibilitando não só atender melhor nossos clientes, mas também ter certeza que as metas traçadas serão alcançadas –, recebemos um foco maior de atuação e gestão operacional, além de alguns milhões de dólares para novas aquisições e crescimento. Nós fundimos com a Forest2Market, que, inclusive, atua no Brasil, entretanto, do ponto de vista florestal, recentemente, estamos em processo de fusão operacional com uma empresa de Londrina de produtos químicos, principalmente orgânicos”, relata.

Como a análise de dados auxilia as empresas a compreenderem o mercado

Marcelo ainda compartilhou sua visão sobre o mercado de papel tissue no Brasil e na América Latina atualmente. “Olhando de uma maneira mais ampla, está muito claro que o tissue, assim como o package, são as novas ancoras da indústria. O consumo per capita vem subindo, a demanda por produto com mais qualidade vem subindo, então, é um mercado bem promissor, os investimentos anunciados antes da pandemia continuam. Pode haver uma mudança substancial no mercado de tissue brasileiro devido à pandemia, fora isso, é promissor e o grande alicerce da indústria”, defende.

O executivo também explicou por que a indústria de tissue no Brasil ainda trabalha pouco a análise de dados e de que forma essa ferramenta pode ajudá-las. “Resumindo, a aquisição de dados não é barata. A Fisher, há 35 anos, tem dezenas de pessoas pelo mundo inteiro modelando e pesquisando o mercado, então, claro que isso tem um custo. Se nós levamos em consideração o valor de uma simples máquina de papel – 10, 15, 20 milhões de dólares –, qualquer investimento no nosso segmento é sobre milhões de dólares. Levando isso em conta, a compra e utilização de ferramentas de análise de dados estratégicos vai lhe permitir enxergar melhor o que ocorrerá, ocorreu e o que está acontecendo agora no mercado. O investimento em dados é crucial para a maximização do capital investido no nosso setor”, pondera.

Por fim, ele comentou o cenário em países da América do Norte e da Europa, onde há mais investimento nessas soluções. “O preço do investimento em dólar não é tão assustador, muitos dos profissionais que hoje controlam essas empresas de tissue nos EUA e Europa vieram de empresas maiores, de consultoria ou do próprio setor, que já estavam habituadas com essa metodologia de trabalho, então, foi natural essa migração para as empresas de tissue. Já vi acontecer dois movimentos análogos a esses aqui no Brasil com package, onde grandes executivos vieram para empresas de menor porte e essas começaram, então, a investir em dados, com grande sucesso”, encerra.

Confira na íntegra o Talk Tissue com Marcello Collares, diretor de vendas da Fisher para a América Latina:

Isso também pode ser interessante 👇🏻
• Voith discute, em webinar, os ganhos do setor papeleiro no “novo normal”
• Tissue Online North America está no ar
• Conheça as soluções sustentáveis da Fabio Perini