Notícias Tissue na América Latina

CMPC assume primeiro lugar após escândalo do cartel

De acordo com dados da Euromonitor, no ano passado, La Papelera gerou 76,7% das vendas neste segmento, quase 70 pontos em relação à SCA, seu principal rival.

O caso de cartel no mercado de tecidos que o Ministério Público Nacional (FNE) apresentou em outubro de 2015 não afetou a participação de mercado que o CMPC, o principal player deste segmento, tem no país.

De acordo com os números da consultoria Euromonitor, a empresa ligada à família Matte atingiu 76,7% desse mercado no Chile no ano passado, explicado principalmente pelo comportamento dos consumidores, que procuram qualidade e preços competitivos. Além disso, a estratégia de preços com a qual CMPC e SCA – a outra empresa envolvida – reagiu, estava correta, neutralizando o efeito do cartel.

“Após o caso de cartel em 2015, as Empresas CMPC SA e o SCA Group sofreram uma ligeira diminuição em sua participação de mercado em termos de valor de varejo, embora não sejam significativas o suficiente para mudar sua posição no ranking. Em 2015, os consumidores se afastaram das marcas relacionadas à cartel, aumentando a participação de outros “, diz Rocío Guzmán, analista de pesquisa da Euromonitor International.

“No entanto, o CMPC e o SCA reagiram rapidamente com uma estratégia de preços e oferecem cativantes de novo aos consumidores, que são guiados pelo preço e não pela lealdade a uma marca ao fazer uma compra neste mercado”, acrescenta o especialista. de Euromonitor.

O principal rival
No caso da empresa sueca, que hoje mudou seu nome para a Essity, sua participação também permanece estável, embora longe do número um no mercado, atingindo 7,7% no ano passado.

Depois que a Essity foi Kimberly Clark, que opera principalmente através da marca Scott e que manteve com as 7,3% das vendas totais de papel de seda.

Em relação ao CMPC, e considerando que o tamanho do mercado de tecidos no país atingiu US $ 624,1 milhões, as vendas totais de sua subsidiária de tecidos no Chile totalizaram cerca de US $ 478,6 milhões.

O valor da participação de mercado da CMPC também é comparado com as informações entregues pela própria empresa no passado e que representam uma participação de mercado de 76% em 2015; em 2014 de 75%; em 2013 de 72%; em 2012 de 74%, e em 2011 de 79%. Ou seja, em geral, a CMPC movimentou cerca de 75% do mercado, praticamente sem contrapeso.

Comente com Facebook

Comentários