CEO da Suzano diz que o foco do mercado de tissue é apenas Norte e Nordeste
Segundo o que foi apresentado na conferencia, a companhia só deverá retornar com investimentos no segundo semestre de 2019
Na última terça-feira (14) durante a RISI Latin American Conference em São Paulo, o Presidente da Suzano Papel e Celulose, Walter Schalka, recebeu o prêmio de CEO do ano de 2018 na América Latina. O CEO do Ano da América Latina da RISI é indicado por um grupo de analistas de investimento, gerentes de portfólio e especialistas da RISI que cobrem a indústria latino-americana e global de celulose e papel.
Na oportunidade Walter Schalka disse que; “- a estratégia da Suzano é baixar a dívida adquirida com a fusão da Fibria que gira em torno de R$ 29 bilhões, com isso não haverá nenhum outro grande investimento, o foco é gerar caixa para o pagamento da dívida.”
O CEO do Ano também ainda acrescentou, “-a Suzano ainda está aprendendo a produzir papel tissue, contudo, estamos no caminho certo!”.
Na contramão dos rumores do setor que supunham que a Suzano tivesse interesse em distribuir seus produtos por todo país devido a sua alta capacidade produtiva, Schalka relatou que o foco da Suzano no segmento de tissue é apenas os mercados do Norte e Nordeste do país, onde precisam fazer a recuperação de ICMS.
Perguntado sobre o mercado de papel tissue que sofre com as fortes altas da celulose, ele afirma que as fábricas de tissue da Suzano recebem a celulose a preço de mercado e que não há nenhum favorecimento a empresa, pois as duas operações precisam remunerar os acionistas. Também conclui dizendo que “-terá destaque no mercado de tissue as empresas que conseguirem trabalhar de forma inteligente seu sistema logístico, industrial e seu branding, isto é, quem fizer o dever de casa”.
Segundo o que foi apresentado durante a conferência, a Suzano não deve fazer mais nenhuma aquisição nos próximos 12 meses, devendo retomar os investimentos no segundo semestre de 2019.
Confira as fotos de Schalka durante a conferência: