Carrefour e Tesco se unem
Duas maiores redes de supermercados europeias firmaram parceria para lidar com fornecedores e marketing, por exemplo.
O francês Carrefour e o britânico Tesco, dois dos maiores grupos de varejo alimentar da Europa, planejam formar uma parceria global de compra para reduzir custos em meio à pressão competitiva.
O acordo é a mais recente aliança na indústria varejista europeia, depois de investigas recentes da gigante norte-americana de ecommerce Amazon neste mercado.
“Essa aliança estratégica entre Carrefour e Tesco é um acordo importante, já que combina o expertise de compra de dois líderes globais, complementares em suas geografias, com estratégias comuns”, disse o presidente-executivo do grupo francês, Alexandre Bompard.
A parceria cobrirá relações estratégicas com fornecedores em áreas como serviços de marketing ou coleta de dados, bem como a compra conjunta de produtos de marca própria e bens usados em seus próprios negócios, acrescentou o Carrefour.
A aliança, que será formalmente fechada nos próximos dois meses, excluirá produtos frescos, e cada companhia seguirá trabalhando com fornecedores parceiros tanto em nível local quanto nacional.
Os termos financeiros da parceria não foram revelados.
A Tesco, maior rede de supermercados do Reino Unido com vendas de 51 bilhões de libras (67,2 bilhões de dólares), foi reerguida pelo presidente-executivo, Dave Lewis, depois de um escândalo contábil.
Como parte da recuperação, o grupo, que tem operações no Leste Europeu, na Malásia e na Tailândia, melhorou as relações com os fornecedores, além de aumentar a pressão sobre rivais locais com cortes de preço.
“Ao trabalharmos junto e tirarmos o melhor proveito de nosso expertise coletivo de produto e capacidade de originação, nós conseguiremos ainda melhor servir os nossos consumidores, aprimorando ainda mais a escolha, a qualidade e o valor”, disse Lewis.
A Tesco tem sua liderança de mercado ameaçada no Reino Unido pelos planos do segundo maior grupo do setor, o Sainsbury, de comprar a bandeira Asda do Wal-Mart, que ocupa a terceira posição.
Enquanto isso, o Carrefour obtém a maior parte das vendas de 88 bilhões de euros na Europa, tendo o Brasil como segundo principal mercado depois da França. O acordo com a Tesco não inclui China e Polônia.
O Carrefour é o 10º maior supermercadista do mundo, com 1,3% de participação de mercado, enquanto a Tesco ocupa a 22ª posição, com 0,6% de participação, segundo dados da Euromonitor.
“A aliança estratégica entre a Tesco e o Carrefour é a mais recente de uma consolidação entre os principais supermercados da Europa Ocidental. Tesco e Carrefour estão igualmente preocupados com o poder de compra dos varejistas alemães Aldi e Lidl e a corrida de preços provavelmente vai se acelerar quando a Amazon começar a atuar no segmento alimentar na Europa”, diz em nota Philip Benton, consultor de Pesquisa da Euromonitor International.
Segundo os cálculos da Euromonitor, as receitas das duas varejistas juntas correspondem a 8% de todo o mercado de supermercados da Europa Ocidental, acima da dona da Lidl, a Schwarz Beteilgungs (6%), e da Aldi Group (5%).
“A Tesco também pode ver essa associação como uma salvaguarda contra possíveis aumentos de preços pelos fornecedores no caso de um Brexit difícil e o Carrefour está enfrentando um setor cada vez mais competitivo no mercado doméstico da França, com rivais Auchan Retail, Casino, Metro e Schiever anunciando sua própria parceria”, emendou Benton.