fbpx




Banner Incape Portal Tissue Online
Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Copapa Notícias Tissue no Brasil

Carinho Eco Green concorre ao prêmio Grandes Cases de Embalagem

destacada-copapa-ecogreen

Premiação visa a incentivar e valorizar a busca da excelência nas embalagens brasileiras

O papel higiênico Carinho Eco Green está concorrendo ao prêmio Grande Cases de Embalagem. Lançado no mercado em janeiro de 2020 pela Copapa (Companhia Paduana de Papéis), trata-se do primeiro papel higiênico do Brasil sustentável em todo o seu ciclo de vida. É o primeiro produto do segmento de tissue a receber o rótulo ecológico ABNT Ambiental, uma certificação rigorosa na análise dos impactos ambientais em toda a cadeia: extração de recursos, produção, distribuição e descarte.

“A criação da embalagem do produto foi uma das etapas mais estratégicas do projeto. Em um contexto onde o plástico é percebido como um dos maiores problemas ambientais do planeta, um dos principais desafios foi encontrar um material que cumprisse a função de acondicionamento com qualidade, ao mesmo tempo em que garantisse um descarte ambientalmente sustentável. Cientes de que o mercado está repleto de produtos com o uso do ‘marketing greenwashing’, nosso segundo desafio era comunicar na embalagem a credibilidade dos diferenciais de sustentabilidade da marca, além dos atributos que conferem ao produto uma qualidade premium”, explica Fernando Pinheiro, diretor-presidente da Copapa.

O projeto do Carinho Eco Green foi inteiramente desenvolvido com base nos princípios da economia circular, portanto, a prioridade era que a embalagem cumprisse essa proposta em si, ou seja, na matéria-prima utilizada. Depois de uma série de testes, a empresa decidiu adotar o PLA (poliácido láctico), um polímero feito à base de milho que pode ser compostado. O segundo passo foi trabalhar a comunicação visual e textual na embalagem de forma que conversasse diretamente com o consumidor sobre o diferencial de propósito da marca. A vantagem sustentável da matéria-prima da embalagem foi comunicada de forma simples, mas de grande impacto. A Copapa usou uma alça de transporte com a frase: “Somos plástico, mas viramos adubo”. O slogan “Um novo papel para uma nova consciência” (referência direta à prática do consumo consciente) ganhou destaque visual na frente do pacote.

A informação “O 1º papel higiênico sustentável do Brasil” também foi disposta na área frontal, bem como o rótulo ecológico ABNT Ambiental (a principal chancela de sustentabilidade em todo ciclo de vida), e o símbolo FSC® (amplamente reconhecido pelo consumidor como indício de produção sustentável de papel). Já o verso da embalagem contou com um infográfico que explica, de forma clara e simples, os atributos de sustentabilidade do produto em todo seu o ciclo de vida, outros selos de sustentabilidade e um QR Code que leva o consumidor ao site da marca para informações mais detalhadas. O manifesto do Carinho Eco Green, que ressalta a inovação da marca de forma alinhada aos anseios do consumidor consciente, ganhou destaque na lateral do pacote. Não menos importante, as cores da embalagem foram escolhidas para sair do senso comum “verde greenswashing”. Foram adotadas tonalidades mais modernas e menos óbvias para gerar impacto de diferenciação nos pontos de venda.

“O uso do PLA como matéria prima da embalagem do Carinho Eco Green é um fator de impacto para o mercado como um todo, pois representa uma inovação de valor agregado não só ao consumidor, mas à causa ambiental em um âmbito global. A embalagem é o mais importante ponto de contato do consumidor com o produto e responsável por grande parte das decisões de compra nos pontos de venda. Ao usá-la como um canal de comunicação criativo, informativo e altamente atraente, conseguimos despertar o interesse do consumidor comum e empatia instantânea no consumidor consciente. Em campanha digital com alcance de mais de 2 milhões de pessoas, não tivemos dúvidas e/ou questionamentos sobre nossas promessas de sustentabilidade. Inferimos assim que o detalhamento das informações e o destaque para as instituições de referência na embalagem contribuíram para eliminar a desconfiança”, comenta Jairo Almeida, diretor industrial da Copapa.

O produto foi lançado em 29 de janeiro de 2020, em parceria e exclusividade com algumas redes no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, totalizando aproximadamente 60 lojas, mais cerca de 100 lojas no interior do Rio. A partir de abril, quando a exclusividade terminou, até junho, a empresa atingiu a positivação de mais de 700 pontos de venda em sua área de atuação, mesmo em tempos de pandemia, o que demonstra a alta aceitação do produto pelo mercado. Do ponto de vista de venda, de janeiro a agosto, a meta inicial de vendas da empresa foi superada.

“Carinho Eco Green é a prova que atuar com propósito e abraçar causas humaniza as marcas e as aproxima de seus públicos. A nossa indústria havia parado no tempo, discutindo qual marca produzia o papel mais suave ou mais branquinho. Nós mantivemos a mesma qualidade premium das melhores marcas do mercado: folha dupla, maciez e suavidade e brancura. Tudo isso com redução de impactos ambientais em cada uma das etapas do ciclo de vida do nosso produto. E a embalagem do Carinho Eco Green é responsável pela comunicação do nosso propósito ao consumidor de forma clara e honesta”, ressalta Fernando.

SOBRE O PRÊMIO

O Prêmio Grandes Cases de Embalagem visa a incentivar e valorizar a busca da excelência nas embalagens brasileiras, premiando aquelas que se destacarem pela otimização do conjunto de seus elementos ou, isoladamente, de um ou mais deles que tenham peso decisivo para a obtenção de resultados positivos.

As embalagens são analisadas sob a ótica dos benefícios que trazem para a indústria usuária, os fornecedores, os consumidores finais e o meio ambiente, seguindo a metodologia de estudo de caso. O resultado do Prêmio Grandes Cases de Embalagens sai em 15 de outubro.

Saiba mais sobre o prêmio em: https://www.grandescases.com.br/.

Isso também pode ser interessante 👇🏻
• Copapa conquista o Rótulo Ecológico ABNT Ambiental
• Copapa ativa parcerias para promoção de solidariedade durante pandemia
• Com aumento de demanda, Copapa adapta sistemas de produção e distribuição