fbpx
CeluloseNotícias

CADE autoriza compra da Lwarcel

Parecer da Superintendência-Geral não identificou sobreposição horizontal e integração vertical na operação

Lwarcel
Divulgação/Lwarcel

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição do controle da fábrica de celulose Lwarcel, do grupo Lwart, pela Royal Golden Eagle (RGE), de Cingapura, controlada do Asia Pacific Resources International Holdings (April). Sem ter o valor divulgado, o negócio foi anunciado no fim de maio.

A aquisição pela RGE também compreende a maioria dos direitos econômicos da Lwarcel sobre certos ativos imobiliários que são essenciais para o desenvolvimento de seus negócios, especialmente propriedades rurais destinadas ao cultivo de árvores de eucalipto, que são utilizadas como insumo na produção de BEKP pela Lwarcel.

No Brasil, a RGE opera por meio da Bahia Specialty Cellulose (BSC), uma produtora de celulose solúvel. A BSC possui uma fábrica na cidade baiana de Camaçari, e por meio da Copener Florestal Ltda. (Copener), é dona de florestas de eucalipto no litoral norte do estado da Bahia.

Em seu parecer, a Superintendência-Geral (SG) do Cade não identificou sobreposição horizontal entre as atividades das empresas, já que a celulose solúvel (DWP) produzida pela BSC e a celulose de fibra curta branqueada de eucalipto (BEKP) fabricada pela Lwarcel, assim como a celulose fluff revendida por ela, não são produtos substitutos entre si, do ponto de vista da demanda e da oferta.

Lwarcel

Quanto ao mercado de produção de madeiras, o parecer esclarece que as florestas da BSC/Copener e Lwarcel estão localizadas em diferentes regiões do país, respectivamente, nos estados da Bahia e de São Paulo. Segundo a SG, “isso torna economicamente inviável o uso da floresta localizada em uma região para o fornecimento de madeira para a fábrica localizada em outra, e vice-e-versa, devido aos custos de logística dada a distância de cerca de 2 mil km entre os dois locais”.

A área técnica do Cade entendeu que mesmo que ambas as empresas atuassem no fornecimento de cavacos de madeira para terceiros, BSC, Copener e Lwarcel não disputariam os mesmos clientes. Desta forma, não identificou integração vertical e aprovou sem restrições a operação.

A RGE foi representada pelo Lefosse Advogados, enquanto o grupo Lwart contou com a assessoria jurídica do Veirano Advogados.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.