BO PaperNotíciasOutros papéis

BO PAPER patrocina projeto de incentivo à leitura

A empresa é uma das parceiras do Projeto Pegaí Leitura Grátis, que busca incentivar o hábito da leitura nas pessoas e ver livros circulando de forma acessível a todos

Acreditando em sua vocação de transformação social, a BO PAPER, maior produtora de papéis com fibras termomecânicas de alto rendimento da América Latina, é uma das patrocinadoras do Projeto Pegaí Leitura Grátis. A iniciativa surgiu em 2013, em Ponta Grossa-PR, a partir da vontade de incentivar o hábito da leitura nas pessoas e ver livros circulando de forma acessível a todos, para arrecadar livros a fim de serem colocados à disposição dos leitores.

A ação sem fins lucrativos, não governamental, em 2015 se formalizou como entidade jurídica – o Instituto Pegaí Leitura Grátis. Hoje, são três projetos de incentivo e disseminação da leitura mantidos pelo instituto: o Pegaí Leitura Grátis, o Hospital de Livros (desde 2016) e o Alimentando Mentes (desde 2020).

Foto: Bruna Wambier

O Pegaí Leitura Grátis possui a missão de “aproximar livros sem leitores de leitores sem livros” e se dedica a angariar livros por meio de doações, restaurações, aquisições e impressões. Os usuários não precisam fazer cadastro, nem pagar. Após passarem por triagem e preparação, os livros são disponibilizados nas Estantes Pegaí. O leitor escolhe um título, leva para casa, lê no seu tempo e devolve nos pontos de coleta. Esta dinâmica motiva o leitor, que também traz um ou mais livros para doar, para que circulem nas mãos de outros leitores. Até hoje, o projeto já colocou em circulação mais de 364 mil livros, em 67 Estantes Pegaí localizadas em 15 cidades do estado do Paraná.

Na busca de proporcionar mais livros, desde 2015, o instituto realiza a impressão de tiragens especiais de diferentes títulos, já tendo atingido a marca de 22 títulos e mais de 127 mil livros impressos e disponibilizados aos leitores. Isso só é possível devido à parceria com autores/editoras que cedem os direitos de impressão e empresas parceiras, que viabilizam a impressão de baixo custo dessas tiragens.

Apostando no poder das ações sociais, a BO PAPER é a patrocinadora oficial do papel do miolo dos livros impressos pelo Pegaí desde 2020, e potencializou o trabalho desenvolvido pelo instituto, adicionando 58 mil livros impressos com o papel doado.

Foto: Peterson Strake

“O Projeto Pegaí é uma parceria que nos dá muito orgulho de participar. Fornecemos papéis off-white, da nossa linha Ivory, para que os demais parceiros do projeto imprimam livros infantis e distribuam a crianças que, de outras formas, talvez não tivessem acesso a eles. A promoção da leitura destes clássicos infantis é, além de uma forma de incentivar a busca pelo conhecimento, uma ferramenta de ensino da língua portuguesa e um instrumento de resgate da cultura brasileira. Ter a oportunidade de produzir papéis para este projeto é um grande privilégio para nossa empresa!”, destaca Guilherme Mayer, gerente de vendas da BO PAPER.

O apoio da empresa também foi essencial para a criação do Projeto Alimentando Mentes. A iniciativa consiste na inclusão de livros novos em kits de alimentos, disponibilizados para famílias em vulnerabilidade social por meio de parcerias com escolas, instituições e iniciativa privada. Ela surgiu em abril de 2020, em meio à pandemia de Covid-19, com o objetivo de proporcionar alimento para a mente neste período de distanciamento social, bem como oportunizar às famílias e estudantes a leitura de livros literários como forma de distração, entretenimento, incentivo e fomento ao hábito de ler. Até o mês de julho de 2021, 27.255 livros foram disponibilizados nos kits de alimentação.

Foto: Bruna Wambier

Outro projeto mantido pelo instituto é o Hospital de Livros, o qual possui a missão de “dar nova oportunidade para livros e pessoas”. Nele, os livros danificados recebidos pelo Pegaí Leitura Grátis são recuperados por restauradores. Hoje, a ação conta com duas unidades: uma na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa e outra na Comunidade Terapêutica Rainha da Paz em Carambeí, ambas no Paraná. Desde o início, já foram restaurados aproximadamente oito mil livros, além de gerar diversas novas oportunidades.

Saiba mais sobre as ações do Instituto Pegaí Leitura Grátis no site: https://www.pegai.info/.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo