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Atendimento remoto e especializado do Valmet Performance Center será apresentado na ABTCP 2018

Com acesso aos processos dos clientes, especialistas da Valmet contribuem para análise de dados para aumentar desempenho e antecipar possíveis falhas

A Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, participará do 51º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, ABTCP 2018 – com diversos produtos e serviços para o segmento. O estande da empresa vai trazer uma simulação do que o Valmet Performance Center pode oferecer para os clientes.

Trata-se de um completo centro de alta tecnologia que estabelece conexões remotas com as fábricas de papel e celulose e oferece aplicações de internet industrial para facilitar e agilizar o suporte e o atendimento aos clientes. O Valmet Performance Center tem acesso aos mesmos dados e exibições que os operadores das fábricas locais. “A nova tecnologia nos trouxe novas maneiras de atender nossos clientes. Conexões remotas não são novidade na Valmet: elas são usadas há anos na solução de problemas relacionados à automação. Mas, pela primeira vez agora, estão sendo usadas para oferecer serviços que podem melhorar o desempenho de sua máquina”, diz Pasi Mannermaa, chefe do Centro de Desempenho, da Unidade de Negócios de Papel e Celulose da Valmet.

Os Centros de Performance, que já se estabeleceram ao redor do mundo, e em breve também no Brasil, atendem mais de 200 fábricas e contam com especialistas em tempo integral e sob demanda para atender as necessidades dos clientes. O engenheiro Tales Ribeiro, especialista em Soluções de Internet Industrial para a América do Sul, explica que diversos conceitos da Indústria 4.0 já vêm sendo aplicados no mercado de papel e celulose como: Big Data, Analytics, CloudComputing e Simulações. “Isso colabora para que os fabricantes de celulose e papel tomem decisões mais assertivas, melhorem a eficiência e otimizem a operação de suas plantas”, diz.

Os serviços oferecidos pelo Valmet Performance Center são divididos em três categorias. Primeiro, suporte remoto especializado sob demanda, o que significa principalmente solução de problemas. “Se uma fábrica tiver um problema com o processo, ele entrará em contato conosco e, juntos, encontraremos a solução”, comenta Pasi.

Em segundo lugar, existem serviços de monitoramento e otimização remotos contínuos. Na prática, isso significa que um aplicativo da Valmet Industrial Internet, como a ferramenta Valmet Paper Machine Diagnostics, é instalado no processo do cliente para monitorar tudo de forma online e fornecer dados de desempenho. “O cliente recebe um relatório sobre o desempenho e analisamos os resultados juntos para encontrar maneiras de otimizar o processo. Nossos especialistas não agem somente como operadores remotos ou monitoram os processos o tempo todo. Este trabalho é feito pelas aplicações. Se a ferramenta de diagnóstico encontrar um possível problema, entraremos em contato com o cliente e avisaremos antes que ele cause o desligamento da máquina”, acrescenta Pasi.

A terceira categoria trata de fornecer à fábrica serviços de descoberta e análise de dados, por exemplo, para definir as causas raízes das variações do processo. No futuro, cada vez mais, a inteligência artificial será utilizada nessas análises. Isso possibilita redirecionar os recursos da equipe das análises para o foco na melhoria dos resultados. “Quanto melhor atendermos nossos clientes e aumentarmos o desempenho da linha, mais eles valorizam a Valmet e querem comprar serviços e tecnologias adicionais de nossa parte”, conclui Pasi.

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