fbpx
NotíciasTissue no Brasil

Aquabond celebra seu 10° aniversário de laminação ecologicamente correta a base de água

A Aquabond, laminação de folha dupla sem cola, foi utilizado pela primeira vez em 2009. Uma década depois, muitos clientes satisfeitos a consideram a mais funcional e ambientalmente correta solução de laminação a base de água

Dez anos se passaram desde que o lançamento da Aquabond. Durante este período, a Fabio Perini S.p.A. continuou pesquisando novas soluções tecnológicas de última geração na produção de rolos de tissue que melhoram o produto final para os consumidores, reduzem custos para os fabricantes e são ambientalmente sustentáveis.

“A ideia original que deu base ao sistema Aquabond era encontrar uma solução para eliminar a cola na laminação das folhas mantendo — e melhorando — as propriedades mecânicas e a qualidade do produto final”, explicou Alessandro Borelli, Gerente do Programa de Aprimoramento Técnico da Fabio Perini S.p.A. “Esta transformação afetou positiva e marcadamente a sustentabilidade ambiental e estimulou o departamento de P&D a desenvolver novas tecnologias para obter um rolo que não usasse cola alguma.”

O ano de 2013 viu o nascimento da Glue Free — uma série de tecnologias para realizar a transferência de log e selar o rabicho final do produto sem nenhum tipo de adesivo. E isto, combinado à Aquabond, resultou em um rolo 100% feito apenas de papel. Hoje, depois de dez anos de testes e desenvolvimentos feitos com a contribuição dos clientes da Fabio Perini S.p.A., o processo de gofragem Aquabond garante a perfeita união de folhas, mesmo em velocidades muito altas.

Essa solução proporciona todo tipo de vantagem para os consumidores finais e os fabricantes, conforme atestado por Antonio Gallina, Gerente da Planta da WEPA Itália — uma das primeiras empresas a estabelecer como meta produtos ambientalmente sustentáveis. “Decidimos investir na tecnologia Aquabond na Itália há muitos anos, seguindo a experiência com a Aquabond adquirida por nossos colegas em unidades produtivas na Europa”, disse ele. “O objetivo principal era melhorar as eficiências de produção e de tempo, empregando um gofrador muito mais limpo. O resultado superou nossas expectativas. Com a Aquabond, os logs de produtos com três e quatro folhas são mais macios e suaves. O papel fica muito bem laminado se qualquer cola for usada.”

A WEPA Itália também alcançou 5% de aumento em eficiência e produtividade da linha. “Com o sistema Aquabond, os benefícios também chegam ao maquinário”, declarou Gallina. “Problemas relacionados ao papel colando ou enrolando nos rolos de aço e que geram microburacos no papel — sobretudo quando são feitos rolos de papel higiênico de duas folhas — foram praticamente eliminados. Os rolos anilox e os rolos clichês, a unidade doctor blade e o gofrador agora estão limpos. Simplesmente não há necessidade de parar a linha inteira para limpar e lubrificar os cilindros.”

Eficiência de produção, excelente qualidade de produto final e sustentabilidade. Com Aquabond, a Fabio Perini S.p.A. mantem sua tradição de líder em inovação e uma geradora de tendências na indústria. O segredo? Ter conhecimento e visão para fazer investimentos de larga escala em Pesquisa e Desenvolvimento, que se baseiam em deter uma visão abrangente do mercado, ouvir cuidadosamente os feedbacks dos clientes e na implementação de uma abordagem holística para todo o processo de manufatura de tissue.

Mais informações contate-nos:

aftersales@fabioperini.com
+55 (47) 2101-0500

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.