Após sistema da Disamtex, Polpel reduz riscos de incidência de stickies
Melhoria se deu após implantação do sistema de limpeza de fibras
Projeto genuinamente brasileiro, a Polpel surgiu com o desafio de inovar no conceito de reciclagem, oferecendo uma tecnologia própria para o tratamento de resíduos, especialmente papéis de difícil reciclagem (papéis com alta resistência à umidade – RU), que usualmente não são recicláveis. Dentre eles, destaca-se o liner, base do autoadesivo.
O desenvolvimento de todos os processos da empresa parte de um mesmo pressuposto: oferecer soluções por meio de práticas sustentáveis, com tecnologia própria e inovadora. A Polpel é hoje referência no Brasil no tratamento de papéis de difícil reciclagem.
Para auxiliar na redução dos riscos de incidências de stickies provenientes da matéria-prima, a Polpel conta agora com o sistema de limpeza de fibras da Disamtex. Produtora de aditivos químicos para papel e celulose, a Disamtex tem auxiliado diversas empresas a minimizar alguns dos inconvenientes decorrentes da utilização de papéis reciclados, em especial, a incidência de stickies.
O trabalho realizado na Polpel consiste em assessorar a empresa no controle e redução dos riscos de incidência de stickies, que em caso de incidência, somente seriam notados nos clientes, quando da conversão do papel produzido com a polpa reciclada.
A Disamtex, por meio de análise microscópica, realiza o controle dos stickies na fibra até a um nível aceitável, que não gera problemas nas empresas que utilizam fibras onde seus produtos são aplicados.
O sistema de limpeza utilizado nesse processo na Polpel faz parte da linha Disawet, conforme demonstra a Figura 3.
Para saber mais a respeito dos produtos utilizados, entre em contato pelo e-mail: disamtex@disamtex.com.br ou pelo telefone: +55 (47) 3337-3600.