fbpx
NotíciasTissue no Brasil

Aplicações inteligentes para o mundo do tissue

A nova revolução industrial – digital 4.0 – traz sistemas integrados com aplicações inteligentes em todo o processo produtivo. E especificamente desenvolvidos para o mundo do tissue, a Fabio Perini apresenta softwares inovadores. Confira o pacote Smart Aplication!

Quando você pensa em uma fábrica inteligente, imagina máquinas, aplicações e serviços, tudo funcionando de forma integrada, flexível, sob demanda e ainda com o máximo de economia de recursos e de tempo? Sim, isso já é possível também para os produtores de papel tissue. E a palavra-chave é dados, em tempo real, aqui e agora. “Tissue Data Cloud”, “All In One” e “Condition Monitoring” são alguns exemplos de softwares que estão colocando a indústria do tissue na vanguarda tecnológica.

Tissue Data Cloud

Identificar fontes de perda de eficiência ao longo dos processos de conversão e embalagem deixa de ser problema com a chegada do “Tissue Data Cloud”. É um sistema inteligente criado para coletar, monitorar e analisar dados em tempo real de cada uma das máquinas de uma linha inteira ou de várias linhas, na mesma instalação fabril ou mesmo em locais diferentes. Informações sobre a Eficiência Geral do Equipamento (OEE) demonstram na hora a disponibilidade, desempenho e eventual perda de qualidade.

Painéis amigáveis de usar e gráficos fáceis de ler permitem visualizar, monitorar e exportar informações do maquinário ao longo de toda a cadeia do processo, com conexão protegida de dados. No Portal de Atendimento ao Cliente da Fabio Perini as informações são disponibilizadas de forma personalizada com diversos níveis de visualização, dependendo do perfil do usuário, gerando relatórios de Eficiência Geral dos Equipamentos (OEE) e Indicadores-chave de Desempenho (KPI). Para cada peça do equipamento é possível controlar seu histórico, fórmulas de produto, paradas, emergências e falta de material. E como os dados ficam na “nuvem” (cloud), os relatórios podem ser compartilhados rapidamente por internet em telefones celulares ou por e-mail.

All In One

O sistema “All In One” ajuda a integrar e monitorar os processos de conversão e embalagem com uma aplicação desenvolvida para maximizar o resultado da produção sem intervenção humana. Ele ajusta automaticamente a velocidade da máquina, o que em geral é feito individualmente por operadores orientados de acordo com a funcionalidade de uma única máquina e sem uma visão de todo o processo. Isso costuma acarretar paradas com inatividade do equipamento e perda de tempo. Com esse novo sistema, a maximização da velocidade da máquina garante o resultado desejado, minimiza desperdícios e eventuais produtos danificados, além de economizar energia.

Painéis de interface homem-máquina orientam os operadores de forma autoexplicativa para suportar facilmente a troca de fórmulas e de produtos na linha, além de permitir que os operadores de diferentes máquinas troquem mensagens entre si através de um chat. A funcionalidade automatizada de controle de velocidade equilibra o fluxo do produto entre as máquinas, garantindo uma operação sem partidas e paradas inúteis.

Condition Monitoring

“Condition Monitoring” é a solução digital para o desafio da manutenção preditiva, identificando desvios na funcionalidade do processo e planejando com antecedência a necessidade de revisão das peças. Sensores de vibração da máquina coletam, avaliam e analisam dados para detectar anomalias e tomar as medidas adequadas preventivamente.

Uma escala de cor verde-amarelo-vermelho avalia os dados medidos e fornece um código de condição, como informação em primeira mão, tanto para cada uma das máquinas, quanto para cada um dos pontos monitorados no maquinário. Para cada sensor, as informações técnicas relativas à vibração são armazenadas em painéis de controles didáticos e bem legíveis.

Resumindo, todas essas aplicações inteligentes criam plantas fabris automatizadas e autorreguladas, proporcionando acesso rápido e compartilhamento das informações. Tudo para facilitar tomadas de decisões mais estratégicas por parte da alta gestão, enquanto os operadores da linha recebem orientações in loco com mais segurança e assertividade em cada fase do processo.

Quer saber mais? Fale com a Fabio Perini!

info.br@fabioperini.com

+ 55 47 2101-0416

Mostrar mais
Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.