Amicci lança ferramenta de IA voltada para o setor de marca própria
A companhia apresentou sua nova ferramenta de IA, que otimiza a criação de embalagens para produtos de marca própria, no PL Connection 2024, maior evento de private label da América Latina

A Amicci, uma solução para produtos de marca própria, está lançando uma nova ferramenta de Inteligência Artificial (IA) voltada para o segmento de private label. A plataforma, denominada “Branding Intelligence Amicci” (BIA), possibilita a criação de briefings de embalagens para itens de marca própria por meio de tecnologia generativa.
A BIA será apresentada no PL Connection 2024, o maior evento de private label da América Latina, que ocorrerá entre os dias 17 e 19 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento acontecerá em conjunto com o Latam Retail Show e contará com a participação de mais de 100 expositores, incluindo marcas renomadas como Carrefour, Grupo Pão de Açúcar, Cobasi, Petz, Lopes Supermercados e Droga Raia.
A nova ferramenta não apenas auxilia os varejistas na criação de modelos personalizados, mas também oferece dados cruciais para o setor de marca própria, como parâmetros regulatórios e informações relevantes sobre os produtos. “Nossa solução possibilita a geração de layouts, facilitando a produção, e oferece segurança e conformidade com a legislação brasileira. Todas essas informações, a IA será capaz de providenciar, o que pode reverberar até em economia na produção de embalagens para o setor private label”, afirmou Antônio Sá, sócio fundador da Amicci.
O gerador de briefing de embalagens desenvolvido pela Amicci é capaz de compreender os principais atributos do produto e o público-alvo. Com dados fornecidos pelo varejista, a ferramenta pode investigar tendências e criar modelos exclusivos para marcas próprias em diversos setores, como alimentos, bebidas e higiene pessoal. Além disso, ela permite a troca de informações entre a indústria e o varejista, sendo alimentada com dados de mercado coletados pela Amicci ao longo dos anos.
“O uso da nossa IA generativa acelera em até 75% a produção de uma embalagem para marca própria, economizando tempo entre o desenvolvimento do layout e a finalização do produto. Depois de alimentada com dados sobre o varejista, ela desenvolve um sistema de aprovação das embalagens, oferecendo comentários e até críticas em busca de aprimorar os atributos dos projetos. A plataforma utiliza IA em diversos processos e insights desde sua criação, auxiliando no lançamento e na gestão de produtos em todas as etapas”, destacou Sá.
Dentre as novidades da edição deste ano do PL Connection, está o Prêmio Excelência em Marca Própria 2024, que reconhece iniciativas no segmento de private label apresentadas por varejistas, empresas de serviço e indústrias inscritas no evento. Uma das categorias em disputa é a de Melhor Design de Embalagem.