fbpx
CeluloseNotícias

Além de fábrica, Eldorado Brasil também venderá suas florestas

Na mesma semana em que chilenos da empresa Arauco visitaram Três Lagoas, Fibria oficializou interesse na compra da Eldorado

Comissão de chilenos visitou fábrica de celulose da Eldorado Brasil – Divulgação

Além da fábrica de celulose instalada em Três Lagoas, a Eldorado Brasil pretende vender suas florestas para fazer frente a compromissos financeiros. Segundo o jornal Valor Econômico, com endividamento elevado, a companhia não dispõe de fôlego para tocar a operação e honrar dívidas somente com sua geração de caixa e poderia receber centenas de milhões de reais pelo ativo.

A venda das florestas, no entanto, pode se esbarrar no acordo de confidencialidade firmado entre J&F e a Arauco, anunciado na sexta-feira (16). A Arauco já teria oferecido R$ 11 bilhões pela aquisição da Eldorado. Nesta semana, uma comitiva de chilenos da Arauco visitou as instalações da Eldorado. No mesmo dia, o grupo Votorantim oficializou que está na disputa pela aquisição da fábrica, controlada pela J&F Investimentos e os fundos de pensão Funcef e Petrosc.

A venda da fábrica pode estar prestes a se concretizar. Três empresas, a chilena Arauco, a Fibria e a Suzano, estão interessadas em comprar a unidade e aumentar suas produções de celulose.
Durante a visita da comitiva, uma bandeira do Chile foi hasteada no pátio da empresa. Para muitos, isso era um sinal de que a venda tinha se concretizado. Ainda não, pois é de praxe hastear a bandeira do país durante visita de comitivas estrangeiras.

Segundo fontes de mercado, ouvidas pelo Valor Econômico, a Eldorado levou há duas semanas representantes da gestora canadense Brookfield para avaliar suas florestas na região de Três Lagoas e também as ofereceu para outros fundos florestais . Com o acordo de exclusividade para potencial venda da companhia, esses planos ficaram suspensos.  Em nota,  a Eldorado Brasil “afirma que não há nenhuma discussão em andamento para venda de suas florestas”.

Depois da delação premiada dos irmãos Weslley e Joesley Batista, o grupo J&F anunciou a venda de ativos para fazer caixa, pagar dívidas e manter crédito no mercado financeiro. Nesta semana, a JBS, maior empresa do grupo, anunciou também que fará um programa de desinvestimentos de R$ 6 bilhões.

jpnews.com.br

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.