fbpx
NotíciasPapel Marrom

Ações da Irani têm potencial de valorização de 70%

Segundo a XP Investimentos, a companhia tem um plano de desenvolvimento de projetos robusto

A Irani Papel e Embalagem recebeu uma recomendação de compra e preço-alvo de R$ 8,50 da XP Investimentos no último dia 4, o que representa um potencial de valorização de 70%

Na análise da corretora, a companhia tem um plano de desenvolvimento de projetos robusto, como a ampliação da recuperação de químicos por meio da criação de energia a partir de resíduos da produção de celulose.

“A expansão deve trazer mais eficiência para a produção de celulose, podendo chegar a 110 quilotoneladas (kt) por ano (de 85 kt por ano) e aumentar a produção de papel na unidade de Santa Catarina em aproximadamente 18 kt por ano após a construção”, escreveu o analista Yuri Pereira.

Também há outros fatores que contribuem para a perspectiva positiva da XP, tais como a alta exposição da Irani à indústria alimentícia e sua diversificação geográfica.

No mercado exterior, a fabricante exporta especialmente para a Ásia (35%) e a América do Sul (34%), mas tem forte presença na Europa, com 20%. Conforme a XP, uma carteira internacional e diversificada traz benefícios em termos de volumes ou em contextos de dólar mais alto, como o atual.

RISCOS

Apesar das boas projeções e da boa posição da companhia para alcançar bons resultados no longo prazo, o modelo de investimento da Irani não deixa de apresentar alguns riscos.

Como ponto negativo, a corretora destacou um ambiente econômico desfavorável e volátil, capaz de afetar os volumes e os preços da empresa.

Outro fator de risco seria o aumento nos preços dos insumos. Para a XP, os preços das aparas tendem a permanecer estáveis no segundo semestre, mas podem subir caso o e-commerce seja impactado pela pandemia do coronavírus.

“Comerciantes de aparas geralmente coletam o material nas lojas, supermercados etc. Agora, a maioria das embalagens está indo para as residências. Como o Brasil não tem um sistema robusto de coleta seletiva, boa parte das aparas podem se perder. Assim, é possível que a oferta ainda esteja restrita na próxima metade do ano”, explicou Pereira.

Por fim, a XP informou que enxerga um equilíbrio dos preços somente no ano que vem.

Ações da Irani têm potencial de valorização de 70%

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.