fbpx




Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online
Banner Incape Portal Tissue Online

Celulose Notícias

Acadêmicos e especialistas mundiais integram o 49º Congresso Internacional de Celulose e Papel da ABTCP

Efeitos das mudanças climáticas, mercado e as mais recentes tecnologias e tendências do setor são alguns dos destaques que serão abordados por especialistas brasileiros e estrangeiros.

ABTCP

O 49º Congresso Internacional de Celulose e Papel, promovido pela ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel, de 25 a 27 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, contará com participações especiais, que trarão temas relevantes para o setor de celulose e papel. Entre os especialistas que apresentarão estão Carlos Alberto Farinha e Silva, vice-presidente da Pöyry, que falará sobre o mercado do setor de celulose e papel, com destaque para segmento de papéis sanitário e embalagens.

Farinha falará ainda sobre os recentes movimentos de aquisições pelo qual o setor passou. Segundo ele, os negócios demonstram claramente que os grupos estrangeiros estão estruturados e de olho no mercado de celulose e papel brasileiro. O executivo também vai abordar a questão das diversas pesquisas que estão sendo realizadas no exterior, que impactarão diretamente o segmento.

Já Sérgio Besserman Vianna vai abordar os efeitos das mudanças climáticas para o setor, além do panorama da economia global. Besserman vai destacar a possibilidade de uma economia de baixo
carbono como um novo ciclo no Brasil. De acordo com o especialista, o setor de celulose e papel, que apresenta as maiores potencialidades para essa transição, está ligado à biomassa e à biotecnologia, incluídas a produção de alimentos em uma agricultura de baixo carbono e o potencial energético relacionado à hidrólise de celulose e outras tecnologias.

Outro destaque é a especialista Christine Chirat, que vai falar sobre as rotas bioquímicas, com destaque para as diversas maneiras de valorizar todos os componentes da madeira, principalmente nas fábricas de celulose Kraft de pequeno e médio porte. Também haverá uma mesa redonda com Peter Axegrard, que vai abordar a biorrefinaria integrada a indústria de base florestal. Entre os temas abordados estão: a importância da eficiência de recursos, em relação ao alto valor do produto, da alta eficiência de capital e da operação de fábrica, além do alto desempenho ambiental; a importância da elevada competência técnica e de R&D; as oportunidades de novas aplicações de celulose; e as oportunidades de lignina e hemicelulose como subprodutos.

Este ano, o tema do Congresso será “Setor Florestal e Industrial cruzando fronteiras: novos negócios, novos processos e novos produtos” e firma-se como uma referência na agenda global de ventos técnicos do setor. Além desse fator, o evento será ainda mais especial: contará com o lançamento dos 50 anos da ABTCP, que será realizado em 2017.

Sobre o ABTCP 2016
O 49º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, promovido pela ABTCP, acontece de 25 a 27 de outubro deste ano, no Expo Center Norte, em São Paulo, SP, e é reconhecidamente um dos principais acontecimentos do setor, reunindo profissionais que desejam trocar conhecimento e experiências sobre essa cadeia produtiva, nas mais diversas áreas.

Tal é sua representatividade para o setor que nessa edição são estimados mais de 500 especialistas e técnicos de renome internacional. O evento acontece em conjunto com a também tradicional Exposição de Fabricantes e Fornecedores do setor.

Agenda:
Data: 25 a 27 de outubro de 2016
Local: Expo Center Norte – São Paulo/SP
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme
Horários: Congresso – das 9h às 17h; e Exposição – das 13h às 20h.
Inscrições, programa do Congresso e demais informações pelo site:
www.abtcp2016.org.br