Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Notícias Tissue no Mundo

A primeira máquina NTT de tissue fora das Américas é startada em Abu Dhabi

A diferenciação de produtos com tipos texturizados de tissue e o potencial para baixo consumo de energia foram os fatores que impulsionaram a decisão de instalar uma nova máquina NTT na Abu Dhabi National Paper Mill.

ABUDHABI

No fim do ano passado, a Abu Dhabi National Paper MIll (ADNPM) inicializou a terceira máquina de tissue do mundo que utiliza a tecnologia NTT, acompanhando as outras duas localizadas no México e no Chile. A decisão de instalar a NTT se baseou em uma estratégia para conseguir oferecer ao mercado produtos acentuadamente diferentes das qualidades oferecidas por seus concorrentes.

HISTÓRICO E MERCADO DA EMPRESA. A ADNPM, que é subsidiária da Abu Dhabi National Industrial Projects (ADNIP), foi fundada em 2000 para atender à demanda e às necessidades crescentes por produtos de tissue tanto nos Emirados Árabes Unidos quanto nos mercados circundantes da região do Golfo. Localizada em um site industrial a cerca de 25 minutos da cidade de Abu Dhabi, a ADNPM instalou sua primeira máquina de tissue em 2002, sendo que essa PM era uma unidade com 2,7 m de largura da Over Meccanica. Vários anos após a bem-sucedida inicialização da PM1, após uma maior demanda por seus rolos jumbo feitos à base de polpa virgem e fibra reciclada, a ADNPM decidiu montar uma segunda máquina de tissue e uma usina de destintagem. A segunda PM, também da Over Meccanica, tem 3,6 m de largura, e a usina de destintagem de última geração possui uma capacidade diária de aproximadamente 80 toneladas. Ambas foram instaladas em 2007. Antes da inicialização da máquina NTT da Valmet em outubro de 2015, a produção anual de tissue da ADNPM era de aproximadamente 62.000 toneladas por ano. Com a adição da nova máquina, a produção aumentará em aproximadamente 30.000 toneladas por ano conforme a máquina vai progredindo em sua curva de velocidade de inicialização.

REPLETA DE CONCORRENTES. Atualmente, a ADNPM é a maior produtora de tissue nos Emirados Árabes Unidos, mas fica claro que o mercado de tissue no país está se tornando bastante lotado. Além dos dois principais concorrentes, a Queenex Hygienic Paper Mill e a Crown Paper Mill, o Grupo Nuqul anunciou que entrará no mercado ano que vem com uma nova máquina de papel. Nessas circunstâncias, a ADNPM buscava fazer algo diferente para se destacar da concorrência. Helmut Berger, Gerente Geral da Abu Dhabi National Paper MIll, está no ramo de tissue desde 1982, e veio para Abu Dhabi há cerca de 5 anos. Ele conversou conosco sobre a decisão de instalar a máquina NTT. “Quando discutimos a possibilidade de uma nova máquina de papel, eu queria fazer algo muito diferente. Tinha que ser algo especial para este mercado. Precisamos concorrer com alguns dos maiores agentes internacionais que também vendem rolos jumbo nos mercados que atendemos. Também precisamos combater as importações baratas de qualidade inferior que vêm de diferentes regiões da Ásia.”

A NECESSIDADE DE DIFERENCIAÇÃO. “Sendo assim, a ADNPM decidiu que a NTT era a saída”, afirma Berger. “Precisamos ser capazes de oferecer produtos que nos diferenciem dos nossos concorrentes. Agora, somos capazes de operar em modos diferentes, utilizando uma esteira lisa, fina, média ou áspera, com possibilidades de produzir papel especial e customizado, incluindo até mesmo um logotipo por meio dessa esteira, para nossos clientes. Isso nos dará uma vantagem para o futuro, já que todos são capazes de fornecer crepe seco, mas poucos são capazes de fornecer tissue texturizado. E a NTT nos deu o que eu considero a única possibilidade realista de ter uma ampla linha de produtos para fazer essa diferenciação. Claro que o TAD é muito diferente, mas também exige muito em termos de consumo de energia e operação de máquina. Além disso, não é flexível, se quisermos sair do TAD. E, sinceramente, há pouquíssima demanda por TAD nesta parte do mundo.” “A situação é um pouco especial aqui, também porque o tissue facial é nosso principal produto. Em 2015, mais de 56% da produção total de tissue e de rolos jumbo foi facial. Então, precisávamos de uma máquina que fabricasse tissue facial de qualidade excelente, além de nos proporcionar tissue para papel higiênico e papel-toalha de boa qualidade, se quiséssemos elevar as produções desses tipos.”

A NTT LEVA TEMPO PARA ENTRAR NO MERCADO. A PM 3 foi montada na ADNPM com um custo total de projeto de AED 240 milhões, ou cerca de € 60 milhões. O projeto correu muito bem, diz Berger, e a inicialização foi ótima. Entretanto, o maior desafio, e isso não deve surpreender, é que os clientes da ADNPM, os conversores, estão demorando para descobrir as vantagens do tissue texturizado. “Eles precisam de tempo para entender, e nós precisamos ajudá-los, como obter os melhores benefícios com o tipo texturizado para os produtos que estão fabricando.” Toda a produção atual da ADNPM é de rolos jumbo ou, como afirma Berger, rolos convertidos em tissue de folha simples, folha dupla ou folha tripla. Os rolos menores possuem 19 cm de largura, atingindo até 2,8 m de largura. A ADNPM também possui certificação FSC, o que é uma vantagem no mercado quando os clientes solicitam. Além disso, a ADNPM possui certificações ISO9001 e ISO14001, além de aprovação da FDA para os corantes e aditivos utilizados em seus tipos de tissue que entrarão em contato com alimentos. O tissue facial é extremamente leve. Quando a máquina está fabricando esse tipo, o que é muito frequente, os números de produção não são tão altos. Essencialmente, explica Berger, a PM 1 produz em média 75 toneladas por dia, e a PM 2, que geralmente é dedicada somente a tipos faciais, fabrica cerca de 95 toneladas por dia. Atualmente, a PM 3 pode produzir cerca de 60-80 toneladas por dia (dependendo do tipo), com cerca de 10% de tissue texturizado e o restante convencional, o que significa operar no modo liso. Até agora, a qualidade tem sido excelente, principalmente em termos de volume, absorção de água e maciez.

O TISSUE FACIAL MACIO É SEU PONTO FORTE. “Neste mercado, o volume e a maciez são extremamente importantes. Mesmo antes da instalação da máquina NTT, éramos muito populares no mercado por fabricar uma folha de tissue facial muito macia. Agora, com a PM 3, está ainda mais macia, principalmente para um tipo facial, mantendo, ao mesmo tempo, um bom volume. Portanto, esse produto facial muito volumoso possibilita que nossos clientes reduzam o número de folhas utilizadas, mas o pacote continua apresentando volume.” “Além disso, com a NTT, vemos uma grande melhora na absorção de água. Principalmente no caso de rolos para cozinha e para o mercado No Exterior, os papéis-toalha e até mesmo o papel higiênico apresentam maior absorção com alta resistência do papel, em comparação ao tissue convencional.”

A MARCA “VELVET” PARA ROLOS JUMBO DE TISSUE FACIAL ESTÁ CRESCENDO. A ADNPM começou a incluir a marca “Velvet” em alguns de seus rolos jumbo de tissue facial há alguns anos, e isso fez sucesso com os conversores. Berger diz que “levou algum tempo para introduzirmos o conceito da marca Velvet nos rolos jumbo, mas agora vemos que os conversores estão exigindo Velvet, porque eles também querem se diferenciar em seus mercados. Ano passado, vendemos cerca de 2 mil toneladas de rolos jumbo com a marca Velvet, então realmente é um sucesso.”

SEU PRÓPRIO CONGRESSO INTERNACIONAL DO TISSUE. Como parte de um esforço para se aproximar ainda mais dos conversores, e para permitir boas discussões entre eles, a ADNPM também tomou a iniciativa de organizar um evento em Abu Dhabi chamado Congresso Internacional do Tissue, realizado a cada dois anos. O último aconteceu em maio de 2015, quando cerca de 100 pessoas compareceram, sendo que 60 delas eram conversores dos Emirados Árabes Unidos e de outros países do Oriente Médio. Berger diz que foi uma ótima chance de se reunir e discutir problemas e desafios em comum que os conversores enfrentam nos mercados. “Também nos deu uma boa oportunidade de exibir nossa máquina NTT e instruir nossos clientes sobre os vários produtos que a máquina pode fabricar.”

A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA TAMBÉM É UM GRANDE BENEFÍCIO. Observando o desafio da eficiência energética na fabricação de tissue, a ADNPM observou que a máquina NTT, mesmo em modo convencional, oferece uma considerável redução na energia utilizada por tonelada. Muito embora a empresa esteja localizada muito próximo de algumas das maiores reservas energéticas do mundo, os custos com energia e os custos em geral ainda são uma preocupação principal. A região foi abalada pela queda drástica do preço do petróleo no último ano, o que obrigou o governo a buscar outras formas de elevar as fontes de renda. Isso, por sua vez, provocou uma rápida elevação no preço dos serviços públicos, como o fornecimento de água e energia elétrica.

O MOMENTO CERTO E UMA BOA OPORTUNIDADE. Ao observar o progresso que a ADNPM vivenciou desde que ele entrou na empresa, Helmut Berger está muito feliz por ter decidido vir para Abu Dhabi. “No geral, estou muito feliz com a minha mudança para cá. Foi o momento certo para eu fazer isso e, pessoalmente, foi uma ótima experiência de aprendizado que realmente abriu meus horizontes para os acontecimentos internacionais. Por exemplo, em nossa equipe administrativa, temos pessoas de oito nacionalidades. Também foi um bom momento para fazer parte da ADNPM, porque a empresa está se expandindo. Foi emocionante conseguir a aprovação e a instalação desta nova tecnologia NTT muito interessante, que eu acredito que nos ajudará a obter ainda mais sucesso nos próximos anos.

Perini Journal