GambiniNotíciasTissue no Brasil

A infinita tecnologia de Conformação Térmica das Fibras do Papel

C-TAD Hot Point: uma nova aplicação para o mercado sul-americano

Com o AirMill, introduzimos a tecnologia de conformação térmica das fibras do papel no mundo do papel tissue. Um sistema inovador capaz de inverter as regras de um processo produtivo que sempre visualizou o uso da água unicamente na fabricação do papel. 

A água se associa principalmente com a fase de produção de bobinas: um processo no qual a celulose e a água passam através de máquinas gigantes que geram vapor em ambientes úmidos e ruidosos. Em contrapartida, em uma conversão, o papel se transforma com máquinas mais simples, combinadas em linhas desenvolvidas em ambientes limpos e secos. 

Com o AirMill, a água entra no processo de conversão, trazendo consigo uma fonte inesgotável de inovação no produto final, mantendo e melhorando esse processo. 

Na Gambini, nossas duas fábricas de produção contam também com um centro de investigação e desenvolvimento: o TissueHub, que abrange uma linha piloto de tamanho real e totalmente equipada: uma verdadeira fábrica de conversão, capaz de produzir rolos de papel únicos em termos de qualidade e com as mesmas características físicas e mecânicas disponíveis no mercado. 

Nesse lugar onde nasceu o AirMill, o primeiro e único sistema de conformação térmica do papel, que utiliza um sistema de humidificação e aquecimento das fibras do papel, e onde nos atreveremos a introduzir a água no processo de conversão e descobrir a enorme amplitude dessa aplicação. 

Uma descoberta que tem a magnitude de uma revolução: a água, elemento típico da fabricação do papel, se integra na conversão, encontrando seu espaço – até o momento inexplorado – dentro do processo. 

Ainda não conhecemos todos os benefícios que esta tecnologia pode oferecer, nem as possíveis aplicações para os diferentes mercados e as necessidades específicas de cada cliente e produto. De fato, o AirMill tem se provado e desenvolvido constantemente no TissueHub, que agora é um laboratório permanente dedicado à conformação térmica das fibras do papel, com o objetivo de aproveitar todos os benefícios possíveis dessa nova tecnologia. 

As aplicações do AirMill continuam nos surpreendendo, criando novas possibilidades no mercado de tissue. E a mais recente, sem dúvida, é a que denominamos “C-TAD Hot Point”. 

Através de um particular gofrado, conseguido graças à nossa colaboração com Saueressig, o AirMill é agora capaz de conseguir uma espessura entre folhas que supera a de um sistema amplamente conhecido como “Ponta-a-Ponta”, especialmente popular no mercado sul-americano. 

O tradicional sistema “Ponta a Ponta” implica em um processo tecnologicamente complexo: os rolos de aço necessitam de um desenho que tenha gravado em fase entre eles, para que possam se acoplar em fase, fazendo com que as folhas de papel se laminem dessa forma, de modo que a espessura do papel aumente significativamente. Este processo requer uma sincronização muito precisa, o que implica a presença de operadores especializados, uma manutenção constante e custosa, assim como uma velocidade de produção limitada a somente 400 m/min. 

O PatternLab, o departamento da Gambini dedicado aos novos padrões, tem desenvolvido padrões de decoração de gofrado para aproveitar o potencial do AirMill e obter um resultado “ponta a ponta” comparável em termos de espessura, mas por meio de um método mais simples e, sobretudo, mais econômico e rápido. 

A forma do novo rolo de aço permite o pleno aproveitamento da água e do calor, cuja combinação pode aumentar a espessura das folhas de papel e alcançar um Bulk maior que a do “Ponta a Ponta”. Isso acontece graças ao processo de conformação térmica que realiza o AirMill e à posterior laminação, sem, portanto, a necessidade de passos de sincronização de fase que prolongariam o tempo do processo. O novo rolo de aço permite que o papel alcance essa espessura a uma velocidade de 600 m/min, redefinindo os padrões de produção “Ponta a Ponta” conhecidos atualmente. 

Nosso sistema é simples, não requer a intervenção de técnicos especializados e nenhuma manutenção especializada, e permite que a linha obtenha os mesmos resultados a um menor custo e em menos tempo. 

O “C-TAD Hot Point” é uma demonstração a mais da versatilidade do AirMill – e da validade do conceito C-TAD, um novo desenvolvimento – capaz de encontrar sempre novas e inovadoras aplicações. 

Até agora, seus usos deram lugar a resultados inesperados em muitos aspectos do papel, ajudando a inovar e a aportar soluções melhoradas a cada uma de suas aplicações. 

Desde produtos “potencializados”, onde se aumenta o volume do rolinho ou se conserva a resistência, até a economia em termos de celulose utilizada na fabricação do papel, chegando a papéis com um aspecto texturizado “comparável” ao TAD (C-TAD). 

A Conformação Térmica da Fibra do Papel é uma tecnologia revolucionária, em constante evolução, inesgotável e surpreendente, e nos entusiasma desenvolvê-la a cada dia no TissueHub: um espaço aberto a qualquer empresa interessada em provar o AirMill de perto e trabalhar nos testes de produtos realistas em todos os aspectos. 

Este artigo foi escrito pela equipe da Gambini. Você pode saber mais sobre a empresa e suas soluções visitando seu site. 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo