Disamtex Notícias Tissue no Brasil

A importância do controle microbiológico no processo produtivo

O controle de microorganismos na produção de papel e celulose é um processo que já existe há bastante tempo. Iniciou-se com a dosagem de cloro com adição de sulfato de cobre, passando por outras substâncias, como compostos orgânicos de mercúrio, clorofenatos, dióxido de cloro, quaternário de amônia, entre outras, muitas delas agressivas ao meio ambiente.

Atualmente, há diversos novos compostos de biocidas, que não são agressivos ao meio ambiente. Há dois tipos básicos, fundamentados em sua forma de atuação: o mais comum age interrompendo a atividade dos microorganismos e seu processo de multiplicação; o segundo age destruindo permanentemente a célula do microorganismo.

Os tipos de microorganismos encontrados no processo de produção de papel podem variar entre bactérias aeróbicas e anaeróbicas, fungos e leveduras. Alguns tipos são encontrados na água do processo de produção de papel e se alimentam de fontes de alimento presentes nos aditivos utilizados, sendo responsáveis pela geração do limo. Já as bactérias anaeróbicas redutoras de sulfato são responsáveis pelo mau cheiro no papel, com cheiro semelhante ao de ovo podre.

Esses microorganismos, quando não controlados, podem gerar diversas perdas ou quebras no processo, como, por exemplo, por meio da corrosão – na qual o microorganismo produz a condição para a corrosão ocorrer – ou o próprio mau cheiro no papel.

As condições de produção têm favorecido a multiplicação das colônias de microorganismos. A mudança no PH do processo, de ácido para alcalino, bem como o fechamento do processo, reciclando a água utilizada e a introdução de fontes de alimento como o amido, têm facilitado a multiplicação dos microorganismos.

Com base em todas essas informações, a Disamtex desenvolveu uma nova linha de produtos, a Disabac, voltada para o controle de microorganismos na produção de papel e celulose. A aplicação é feita por meio de sistema automatizado, visando a manter a dosagem ideal para o cliente.

Para saber mais a respeito das soluções apresentadas, entre em contato por meio do e-mail: disamtex@disamtex.com.br ou do telefone: (47) 3336-3700.

banner animado disamtex

SOBRE A DISAMTEX

A Disamtex Ind. e Com. de produtos Químicos Ltda. é uma empresa blumenauense (SC) que atua no ramo químico há 25 anos. Atualmente, seus produtos estão presentes em cerca de 40 países, dentre seus diversos segmentos de atuação.

A companhia atua como produtora e fornecedora de especialidades químicas para as indústrias de papel e celulose, tintas e vernizes e têxtil. Além disso, possui uma completa estrutura de vendas, assistência técnica, logística, laboratórios de controle de qualidade e desenvolvimento, voltados a proporcionar soluções e melhorias aos processos de seus clientes, usando ética, responsabilidade social e ecológica.

empresa disamtex faixada

LEIA TAMBÉM: