Notícias Tissue no Brasil

A importância da reposição de peças originais na manutenção

Há muitas opções no mercado para a compra de peças de reposição, mas a escolha de peças originais é a única garantia se você quiser economizar dinheiro e reduzir riscos gerais no processo de conversão. Saiba por quê.

Em qualquer lugar do mundo os empreendedores buscam otimizar suas operações reduzindo custos. No caso de equipamentos para conversão do tissue não é diferente. A escolha de peças de reposição é uma decisão estratégica para economizar alguns milhares de reais.

E a diferença entre as peças originais e as não originais está baseada num conceito que resume o sucesso ou fracasso do negócio: eficiência produtiva. Isso porque peças similares não fornecem o mesmo nível de performance. Por trás da aparência e da atratividade do preço estão variáveis que merecem ser analisadas com mais cuidado, como resistência ao desgaste e outras que acabam deixando a empresa vulnerável a perdas importantes.

Primeiro, há perda de eficácia. As peças genéricas podem não oferecer o mesmo nível de desempenho que as originais, o que pode levar a desacelerações na produção. Há também a questão do tempo perdido, que geralmente equivale a faturamento perdido. Se uma peça não original falhar, poderá causar danos significativos a uma das máquinas de conversão de tissue.

Não há garantia de que um fabricante de equipamento possa oferecer suporte técnico para solucionar o problema, caso ele tenha sido gerado por uma peça genérica, e sua linha de produção pode ficar inativa por um bom período de tempo. Além disso, a utilização de peças de reposição não originais anula a garantia do fabricante, o que significa riscos, e sua empresa pode acabar arcando com custo de substituição de partes maiores do equipamento, além das perdas de produtividade.

Recentemente, a Fabio Perini foi chamada por um cliente que estava passando por frequente quebra de correia em uma de suas máquinas de conversão de tissue. O técnico identificou a causa do problema imediatamente – uma polia adaptada feita por uma oficina mecânica local. A polia foi trocada por uma versão original e as correias começaram a durar o dobro, economizando tempo e dinheiro e, consequentemente, aumentando a produtividade e lucratividade.

Outro caso prático foi o de um cliente que comprou um kit para troca rápida de rolos de outro fornecedor. No momento da parada para a manutenção, o cliente se deu conta de que o item não estava ajustado devidamente. Em resumo, a troca de produto não pôde ser feita, pois o tempo de parada de linha para substituição e retomada de produção não surtiu efeito e o cliente teve que comprar o kit pela segunda vez, nesta ocasião o kit original da Fabio Perini.

Finalmente, peças genéricas adaptadas a equipamentos podem colocar os trabalhadores em risco, levando-os a se sentirem inseguros durante a operação. Um incidente relatável pode ter efeitos onerosos em lesões, danos físicos e possíveis aumentos nos prêmios do seguro de responsabilidade civil. Além disso, danos como estes, isentam o fabricante de qualquer responsabilidade.

Portanto, a aquisição de peças originais de reposição reduz todos esses riscos e pode dar à sua empresa vantagens substanciais quando se trata de economia, produtividade e gerenciamento de tempo. Na verdade, não há substituto para peças originais, por isso sempre entre em contato com a Fabio Perini Ltda. pelo e-mail aftersales.br@fabioperini.com, ou ainda diretamente com o vendedor responsável pelo atendimento da sua empresa.