NotíciasServiçosSoluções e InovaçõesVeolia

Adaptação, produção mais verde, eficiente e circular: prioridades para 2026

O ano de 2025 foi marcado pela atuação proativa da Veolia, líder mundial em soluções sustentáveis, que apresentou ao mercado da indústria de Papel e Celulose um portfólio robusto de soluções customizadas, modulares e escaláveis  para aumentar a resiliência  hídrica. Em um cenário de crescentes desafios econômicos e ambientais, a Veolia posicionou-se como parceira estratégica essencial, outorgando aos  fabricantes de papel e celulose capacidades tecnológicas para o tratamento avançado que maximizam  a circularidade da água e a recuperação de recursos. Por meio de suas inovações, a empresa permitiu que o setor não apenas atendesse, mas superasse as expectativas de eficiência operacional e segurança ambiental, consolidando um modelo de produção mais resiliente e ecologicamente consciente. 

Ao longo de 2025, a indústria de papel e celulose, caracterizada por seu uso intensivo de água e pela complexidade na gestão de efluentes, enfrentou a necessidade de se adaptar a regulamentações cada vez mais rigorosas. As soluções sustentáveis da Veolia foram cruciais para que os fabricantes alcançassem metas ambiciosas: uma notável redução no consumo de água e energia por tonelada de celulose, um aumento significativo na recuperação de fibras e uma gestão de lodo otimizada, transformando o que antes era um resíduo em um recurso valioso, inclusive para fertilizantes. A garantia de descarga de água livre de poluição, minimizando riscos de incidentes químicos e assegurando a conformidade ambiental, tornou-se um padrão operacional. 

Com uma expertise consolidada desde a década de 1960 e centenas de projetos bem sucedidos, a Veolia aplicou uma abordagem integrada, combinando tecnologias de ponta, soluções químicas especializadas e serviços abrangentes. As soluções que a Veolia ofereceu e implementou em 2025 garantiram um fornecimento confiável e otimizado de água para os sistemas de resfriamento, geração de vapor para os sistemas de cogeração, o tratamento avançado de efluentes e gestão de lodo, viabilizando o  reuso para reduzir a pegada hídrica e promover a circularidade da água. O tratamento móvel de água também se mostrou vital para assegurar a continuidade das operações em diversas situações.

PROJETO SUCURIÚ – ARAUCO BRASIL

A Arauco Celulose do Brasil, companhia florestal que atua nos segmentos Florestal, Celulose e Madeiras, concedeu à Veolia e seus especialistas em tecnologias de água e efluentes um importante contrato para o Projeto Sucuriú – sua primeira fábrica de celulose brasileira e a maior unidade industrial do mundo construída em etapa única. O escopo abrange a engenharia, fornecimento e construção de uma Estação de Tratamento de Efluentes industriais com vazão de 10.600 m³/h, além do fornecimento de equipamentos e estruturas, acompanhamento das obras civis, montagem eletromecânica e instrumentação, comissionamento e operação assistida. 

Segundo especialistas da Veolia, a solução foi projetada para evitar a poluição de fontes naturais de água em proporção equivalente à carga orgânica gerada por uma cidade de 3 milhões de pessoas, assegurando a preservação das fontes de água para comunidades em Mato Grosso do Sul, combinando soluções tecnológicas padronizadas e pré projetadas de alta confiabilidade, flexibilidade operacional e eficiência comprovada como o BAS™ (lodo ativado com biofilme, que combina MBBR e lodo ativado, e prensas desaguadoras Aquaflow.

PERSPECTIVAS PARA 2026: INTESIFICAÇÃO DA SEGURANÇA AMBIENTAL, PRODUÇÃO MAIS VERDE, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

A crescente demanda dos mercados internacionais e reorganização das cadeias globais abrem oportunidades de crescimento para as indústrias brasileiras de Papel e Celulose. A chave estará na capacidade de adaptação às exigências em termos de produção mais verde, eficiente e circular.  

Em 2026  será primordial a  busca permanente por maior eficiência hídrica e energética, a valorização de todos os tipos de resíduos e a minimização do impacto ambiental em todas as etapas da produção. A segurança ambiental será um pilar central para a continuidade dos negócios, com a demanda por soluções que não apenas cumpram as normas, mas que também promovam ativamente a regeneração de ecossistemas e construam maior resiliência operacional.  

A Veolia reafirma seu compromisso em continuar sendo a força motriz por trás da inovação e sustentabilidade, entregando a seus clientes uma vantagem competitiva que assegure um crescimento próspero em um cenário global cada vez mais exigente, com foco inabalável na circularidade de recursos e em um crescimento verdadeiramente responsável e ecologicamente seguro.

Fonte
Veolia
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo