NotíciasTissue no BrasilTractian

Tractian marca presença no Tissue Summit Brasil 2025 com um novo lançamento

Empresa apresenta soluções para otimização de processos e redução de custos na produção de papel tissue em palestra no dia 13 de fevereiro

A Tractian, referência em soluções de manutenção preditiva, gestão de ativos e inteligência artificial, marcará presença no Tissue Summit Brasil 2025, único evento brasileiro exclusivamente dedicado à indústria de papéis tissue. 

Focada em inovação tecnológica dentro do setor industrial, a empresa chega com estratégias práticas para enfrentar os principais desafios operacionais das plantas que trabalham com papel Tissue, mostrando como aumentar a produtividade, reduzir custos e maximizar o rendimento das fibras. 

A participação deste ano traz uma novidade especial: com o recente investimento de R$ 700 milhões para o desenvolvimento de seu Copiloto Industrial, a Tractian apresentará melhorias e inovações robustas que prometem redefinir os padrões de eficiência e confiabilidade nas operações fabris de todos os setores, principalmente no de papel e celulose, além do Tissue. 

Com uma palestra exclusiva conduzida por Pedro Piovesan, Diretor de Engenharia de Aplicações, os participantes entenderão como a integração da IA pode elevar a eficiência das operações industriais e garantir maior confiabilidade aos ativos críticos de uma fábrica. 

Confira mais detalhes sobre a participação da Tractian no evento: 

IA A SERVIÇO DAS OPERAÇÕES INDUSTRIAIS 

A palestra terá como tema “Operações Industriais Assistidas por IA na Produção de Papel Tissue: Otimizando Processos e Reduzindo Custos” e acontecerá no dia 13 de fevereiro a partir das 13h20. O foco será em soluções práticas para quem trabalha com a indústria de papel Tissue, mostrando como a inteligência artificial pode se integrar às operações fabris para detectar falhas precocemente, melhorar o aproveitamento dos recursos e eliminar desperdícios. 

Também é uma oportunidade de saber como a Tractian, o mais eficiente copiloto industrial do mercado, utiliza o monitoramento em tempo real para detectar toda e qualquer variação no desempenho nos seus ativos, como vibração e temperatura, prevenindo as paradas não planejadas, otimizando custos e garantindo que as linhas de produção operem em sua máxima eficiência. 

A palestra irá abordar exemplos práticos de como os algoritmos de autodiagnóstico permitem uma análise precisa e personalizada das condições dos ativos, indicando o momento ideal para intervenções, considerando as particularidades de cada máquina. 

Outro destaque será a apresentação de estratégias para o gerenciamento energético nas plantas de papel tissue, mostrando como a IA pode identificar desperdícios e auxiliar no consumo de forma inteligente. Com essas soluções, as empresas conseguem não apenas aumentar a confiabilidade dos equipamentos, mas também atender às exigências de produtividade e sustentabilidade do mercado. 

COMO A TRACTIAN APOIA O SETOR DE PAPEL TISSUE 

Garantir a alta disponibilidade de ativos como digestores, refinadores e caldeiras de recuperação é um desafio diário nas plantas de papel tissue, especialmente durante picos de produção e períodos críticos de manutenção. 

Falhas nesses equipamentos não apenas interrompem a linha de produção, mas também impactam diretamente no rendimento das fibras e no consumo energético. A Tractian oferece uma abordagem preditiva muito eficaz para enfrentar justamente essas questões. 

Por meio de sensores inteligentes e algoritmos de análise em tempo real, a plataforma identifica anomalias em ativos críticos antes mesmo que elas representem uma ameaça aos seus processos operacionais. 

Nos refinadores, por exemplo, o monitoramento contínuo detecta padrões de desgaste que podem comprometer a qualidade das fibras, permitindo uma manutenção precisa e programada. Já nas caldeiras de recuperação, os dados de consumo de vapor e eficiência termodinâmica são analisados para evitar desperdícios e otimizar os processos energéticos sem comprometer o desempenho da planta. 

Além disso, a plataforma automatiza a coleta e o processamento de dados, gerando relatórios completos para auditorias, por exemplo. Além disso, os alertas gerados pela plataforma a partir dos dados coletados garantem informações precisas sobre as operações, para uma ação rápida e assertiva no lugar certo, na hora certa. 

Isso resulta em um menor downtime, maior produtividade e uma operação mais eficiente, alinhada tanto às demandas operacionais quanto aos objetivos de sustentabilidade do setor. 

CONHEÇA DE PERTO AS SOLUÇÕES DA TRACTIAN NO TISSUE SUMMIT 2025  

Não perca a oportunidade de entender como a Tractian pode transformar suas operações no setor de papel tissue. Durante o Tissue Summit 2025, visite o espaço e acompanhe a palestra de Pedro Piovesan para saber como essas tecnologias de manutenção preditiva ajudam a maximizar a produtividade, reduzir custos e garantir operações mais sustentáveis. 

Além disso, serão apresentadas inovações desenvolvidas a partir do recente investimento, incluindo melhorias específicas para plantas de papel e celulose e Tissue. 

Visite o estande no evento e descubra como a Tractian pode otimizar os ativos da sua planta. 

Fonte
Tractian
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo