Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Tissue no Brasil

2ª Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas e promove painéis, cursos e debates com os maiores players do setor

Evento realizado de 12 a 14 de agosto é voltado à capacitação profissional e tem inscrições abertas

n_celulose__16906
A ABTCP promove pelo segundo ano consecutivo a Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas-MS. O evento, realizado em um dos principais polos de celulose e papel do mundo, concentrará os maiores players do setor durante três dias de programação intensa dividida entre os temas: Celulose, Recuperação e Energia, Meio Ambiente e Papel. O evento é realizado de 12 a 14 de agosto e voltado à capacitação profissional.

De acordo com Viviane Nunes, responsável pela área Técnica da ABTCP, o objetivo do evento desde a sua primeira edição é incentivar a capacitação dos profissionais e futuros profissionais, para isso, serão realizados seis painéis técnicos que abordarão temas estratégicos do setor, além de oito cursos que focarão nas tecnologias e tendências de mercado. Enquanto no período da manhã e da tarde serão realizados os cursos totalmente gratuitos, voltados principalmente a estudantes e operadores de fábrica, no período da noite, acontecerão os painéis temáticos, todos conduzidos pelos principais representantes do segmento de celulose e papel do país. Para tanto, foi realizada uma parceria com o Senai do Mato Grosso do Sul que, além de ceder o espaço para realização do evento, também auxiliou em toda a infraestrutura.

O primeiro dia do evento contará com abertura da ABTCP realizada por Viviane Nunes e Francisco Bosco, consultor institucional, sendo seguido pela participação do diretor do SENAI, Adevaldo Vasconcelos, e da prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura. Na data, os três maiores players do setor – International Paper, Eldorado Brasil e Fibria – e parceiros da entidade farão breves apresentações sobre a trajetória das empresas, além de darem um panorama do setor.

Segundo Marcelo Nale, gerente geral da International Paper, participar do evento é uma excelente oportunidade de contato e troca de conhecimento. “A International Paper foi uma das primeiras empresas a acreditar no Estado de Mato Grosso do Sul, quando deu início às florestas plantadas na região de Três Lagoas, com a antiga Chamflora. Hoje, podemos perceber o quanto este primeiro passo foi importante para ajudar na transformação do município. Para nós da IP, participar deste evento significa ter a oportunidade de contar um pouco da nossa história e dos nossos valores, sendo um bom momento para disseminar informações, desmistificar alguns pontos controversos e reafirmar nosso compromisso com uma produção que seja cada vez mais sustentável”.
Já para Fábio Nakano, gerente geral da Eldorado Brasil, ficar em contato com representantes de outras empresas de celulose e papel, estudantes e comunidade em geral vai ao encontro com a transparência que a Eldorado atua na região e no mercado mundial de celulose, sendo muito importante participar de eventos como esse para apresentar as ações da empresa, análises do setor e visão de futuro. Durante sua apresentação, Nakano destacará um pouco da atuação da Eldorado no município, onde a empresa vem apresentando excelentes resultados na produção de celulose branqueada de eucalipto, fonte renovável e 100% aproveitada nos processos. Com alto padrão de qualidade, a celulose produzida em Três Lagoas atinge ótimos índices no mercado interno, chegando a 16% da produção anual. Na data, está prevista ainda a apresentação de Renato Bastos Ottoni, gerente geral da fábrica da Fibria em Três Lagoas, além de uma palestra de Manoel Neves, representante da Pöyry, sobre o panorama do setor de celulose e papel no Brasil.

As inscrições podem ser realizadas neste link (http://www.sgabtcp.org.br/PortalUsuario/?Url=InscricaoCurso&Id=4) ou pelo telefone (11) 3874-2715.

Confira a programação completa da semana aqui (http://www.abtcp.org.br/?p=2812).

selo_ok