14kg de Papel Tissue por ano por habitante
Lenços de papel somem das prateleiras e ficam mais caros no Japão
Os lenços de pepel (tissue paper), indispensáveis no cotidiano, desapareceram de muitas lojas, drogarias e supermercados no Japão depois qua a produção foi afetada por vários fatores, informaram as emissoras NHK e Fuji TV nesta quarta-feira (22).
Alguns estabelecimentos estão limitando a compra de um pacote com cinco caixas por pessoa, e o produto também ficou mais caro nos últimos meses.
Há pelo menos quatro motivos para a falta de lenços de papel:
1. Uma grande fábrica da Oji Paper em Aichi pegou fogo no mês passado, prejudicando 40% da produção por duas semanas.
2. O feriado prolongado de Golden Week, que esse ano durou 10 dias, entre 27 de abril e 6 de maio, interrompeu o transporte de lenços e muitos estabelecimentos anteciparam as compras de estoque.
3. Uma empresa que fornecia lenços a preços mais baratos para 10% do mercado aumentou o preço do produto e reduziu a produção.
4. A temporada de alergia a pólen (kafunsho) aumentou o consumo de lenços de papel na primavera.
Segundo a Fuji TV, os lenços descartáveis ficaram cerca de 5% mais caros nos últimos meses. Os fabricantes alegam que precisaram repassar para o produto o aumento da matéria-prima, da energia elétrica e do gás.
A Associação das Indústrias de Papel para Uso Doméstico disse que a população não deve ficar alarmada e que não é necessário estocar lenços em casa. A previsão é de que o fornecimento se normalize no verão, quando o demanda costuma diminuir.
O Japão é o país que mais consome tissue paper, papel higiênico e toalha de papel no mundo. Cada pessoa usa cerca de 14 quilos desses produtos por ano, segundo o Instituto de Pesquisas Econômicas Yano.