Celulose Notícias

Suzano Papel e Celulose na era da Indústria 4.0

suzano

Planejamento da empresa prevê implementação até 2021

suzano-papel-e-celulose

A indústria 4.0 é um conceito que aponta para o futuro funcionamento das plantas industriais a partir de princípios como manufatura inteligente, robotização, conectividade entre máquinas, inteligência artificial, produção em grande escala com menos insumos e mais respeito ao meio ambiente, entre outros. Trata-se de uma realidade que já está em pleno curso na Europa e nos EUA, mas no Brasil ainda é incipiente. Diante do desafio de implementar o complexo processo da Indústria 4.0, a Suzano Papel e Celulose S. A. iniciou o planejamento para tornar o conceito realidade até 2021. O coordenador de TI Sistemas Industriais da empresa, Marcelo Cruz, trouxe sua experiência e os desafios decorrentes dessa implementação ao IT Forum Expo, com o tema “Indústria 4.0 na prática: case Suzano Papel e Celulose”.

Parceiros tecnológicos

Com cinco unidades industriais e 16 distribuidoras locais, a Suzano se prepara para envolver os diversos setores da empresa a se adaptarem ao novo conceito de produção. As etapas de implementação, de acordo com Cruz, são as seguintes: alinhamento estratégico (onde se quer chegar); benchmarking interno (mapeamento das plantas e das tecnologias já existentes para melhor aproveitamento futuro); identificação e priorização de oportunidades; roadmaps de investimentos (dar prioridade aos setores que estão mais alinhados com as estratégias) e, finalmente, a execução do programa.

0004_banner_pulverizacao_papel_700x100_V0

Cruz ressaltou que até esse estágio de planejamento ainda não foi necessário buscar os parceiros em tecnologias uma vez que algumas definições de estratégias precisam estar alinhadas antes da escolha das ferramentas que colocará em prática o novo modelo. O departamento de TI da Suzano participa com outros setores da empresa na elaboração do planejamento, cuja autorização final ainda está em andamento. O próximo passo, afirmou Cruz, será dado no ano que vem, justamente com a escolha dos parceiros em tecnologia.

itforum365.com.br

Comente com Facebook

Comentários