Celulose Notícias

Expandindo aplicações com os novos Valmet Optical Consistency Transmitters

O Valmet Optical Consistency Transmitter (Valmet OC) ganhou sua merecida reputação graças à sua precisão, confiabilidade e facilidade de instalação desde a sua introdução há quatro anos. Agora, a Valmet apresenta três novos modelos para aplicações que, antigamente, representavam desafios para os transmissores de consistência óticos em linha. Alguns exemplos são: a medição em polpa de eucalipto, em fibra reciclada e em polpas com alto teor de químicos.

“O desenvolvimento contínuo da Valmet expande a quantidade de aplicações com medição de consistência confiável. Ao compartilhar os mesmos componentes e módulos básicos, cada novo transmissor possui uma sonda e um método de medição de consistência total otimizado para uso com polpa de eucalipto, fibra reciclada ou polpas com alto teor de químicos”, afirma Heikki Föhr, gerente de produto da Valmet.

Valmet OC1

Aplicações em polpa de eucalipto

A celulose de eucalipto possui diferentes propriedades óticas em comparação a outras celuloses; o que levou a um desenho especial do sensor ótico e a um novo método de medição do Valmet OCE. Os resultados com o novo transmissor em várias instalações comerciais já foram bem sucedidos em aplicações onde os transmissores óticos concorrentes não tiveram êxito. Uma aplicação típica é o controle da consistência da alimentação do refinador de baixa consistência, permitindo assim melhores resultados de refinação e menor consumo específico de energia.

VALMET-BANNER

Aplicações OCC e RCF

Os processos OCC e RCF são um desafio para qualquer dispositivo de medição, principalmente  pela presença de areia, metal e outros contaminantes, além de cargas não orgânicas. O Valmet OCR possui uma sonda robusta para resistir ao ambiente físico agressivo e uma medição que tolera as variações da carga de cinzas, as quais normalmente impedem o uso de outros transmissores de consistência ótica em linha. As instalações em processos OCC antes da depuração grossa demonstraram que a robustez da sonda e a precisão da medição total da consistência são excelentes em toda a área de preparação de massa, mesmo com grandes variações de cinzas.

Valmet OCR

Aplicações na produção de polpas sujeitas à presença de químicos

O Valmet OCS agora possui um sensor em safira para resistir aos produtos químicos usados na produção de celulose. Todos os três novos transmissores possuem sondas de medição passivas, conectadas por cabo de fibra ótica à unidade de medição,  uma solução resistente à temperatura e vibrações, além de possuir a função de autolimpeza, permitindo o correto funcionamento mesmo nos ambientes exigentes de processamento de fibras recicladas. Oferecendo uma instalação simples e de baixo custo, a sonda de 12 mm de diâmetro com válvula de esferas também possibilita a sua inserção e remoção sem a necessidade de ferramentas especiais ou a parada do processo.

Comente com Facebook

Comentários