Notícias Tissue no Brasil

Cia Canoinhas participa de programa para reduzir consumo de energia elétrica

capa CANOINHAS CIA

Cia Canoinhas e WEG juntas no Programa de Eficiência Energética ANEEL/Celesc

Aerea-Cia-Abril-2 SANTANDER 2016

A energia elétrica é um dos principais recursos utilizados na indústria, ficando atrás apenas da matéria-prima e da mão de obra. Com base nesse dado, visando o crescimento sustentável da empresa e a minimização do impacto ao meio ambiente, a Cia Canoinhas participou do Programa de Eficiência Energética ANEEL/Celesc (PEE ANEEL/Celesc), com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica em seu parque fabril por meio da modernização dos sistemas motrizes.

O projeto, selecionado na Chamada Pública PEE ANEEL/Celesc nº 001/2015, contemplou a substituição de 31 motores de indução antigos por motores de alta eficiência da linha W22 IR3 Premium da WEG, com potências entre 25 e 200 cv. A proposta também considerou a implementação de controle da velocidade de 12 destes motores através dos inversores de frequência WEG, linha CFW11. O grande benefício dessa combinação é o aprimoramento da potência fornecida, com influência direta na energia consumida: a economia é de 4.12% ao ano, dado de grande relevância para a empresa.

Para a Cia Canoinhas, a meta principal ao participar do PEE ANEEL/Celesc com a substituição do sistema motriz convencional foi principalmente o compromisso com sua missão e valores, promovendo a sustentabilidade ambiental. Os motores antigos foram descartados seguindo as legislações ambientais vigentes, assim como foi feito o aproveitamento de todo material reciclável e dado o correto destino aos resíduos. Para complementar, foram realizadas ações de treinamento com os colaboradores da empresa quanto ao uso racional e seguro da energia elétrica. As empresas responsáveis pelo projeto e execução foram a Acxxus Engenharia, de Curitiba, e a Videmotores, Assistência Técnica da WEG.

banner kraft

Com foco na diminuição do consumo energético, preservação dos recursos ambientais e incentivo à troca por equipamentos eficientes, foram investidos pelo PEE ANEEL/Celesc cerca de R$ 2,1 milhões, proporcionando uma economia de 2.355 MWh/ano e uma redução de demanda no horário de ponta de 274kW. Esse resultado equivale ao consumo de 11 mil residências em um mês. A implantação dos motores de alto rendimento W22 IR3 Premium e dos inversores de frequência WEG CFW11 evitam a emissão de 1.187 kg de gás carbônico (CO2) na atmosfera por ano, equivalente ao plantio de 192 árvores.

procelinfo.com.br

Comente com Facebook

Comentários